A origem das diferenças

No Ladrões de Bicicletas, o João Rodrigues refere o livro Unequal Democracy de Larry Bartels. O livro apresenta a tese de que democratas e republicanos apresentam uma diferença fundamental entre eles quando elegem um presidente dos EUA: Durante as presidências republicanas aumenta a desigualdade entre mais ricos e mais pobres, nas democratas acontece o contrário. Até tem um bonito gráfico para ilustrar a tese. O primeiro capítulo do livro está disponível para download.

A tese é enternecedora na sua ingenuidade. Especialmente porque o próprio autor mostra um gráfico que põe o dedo na ferida.

Este gráfico mostra que o problema centra-se essencialmente nos últimos 30 anos. Isto é, tendo o sistema Bretton Woods todos os problemas que já se adivinhavam, o seu fim em 1971, com o abandono final do dólar de qualquer pretensão a convertibilidade, veio criar uma nova era de inflação e dinheiro politicamente manipulável. O resultado é este: Um aumento da desigualdade causado por bolhas nos preços de activos, tipicamente financeiros e imobiliários, que beneficia quem já tem muito capital acumulado e acesso fácil ao crédito barato gerado pelo sistema. Old news.

Leitura complementar: Cluelessness.

Um pensamento sobre “A origem das diferenças

  1. Pingback: Welfare for the rich | O Insurgente

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.