Petróleo dourado

Entre Janeiro de 1999 e Fevereiro de 2008, a média mensal da cotação do barril de petróleo (Brent) subiu 755% – de 11,11 dólares aumentou até aos 94,99 dólares. Se, contudo, fizermos as contas em euros (afinal é a moeda que usamos para pagar o combustível) o crescimento foi “apenas” de 572%. Tradução: o dólar desvalorizou-se em relação ao euro.

Tanto o dólar como o euro são moedas fiduciárias, dado que já lá vai muito tempo desde que o ouro serviu como reserva de valor das moedas. Mas há quem ainda considera este metal precioso uma importante opção de investimento, especialmente para fazer face às políticas inflacionistas dos bancos centrais.

Ora, se tanto a Reserva Federal Americana como o Banco Central Europeu inflacionam, respectivamente, o dólar e o euro, achei que seria curioso conhecer a evolução do preço do barril de petróleo, em onças de ouro! Como podem constatar no gráfico abaixo, o referido preço aumentou 166%.

Evolução do preço do crude (Brent)

PS: acho que vou ser eu a ganhar a t-shirt

Adenda: valores corrigidos (ver comentário 1)

12 pensamentos sobre “Petróleo dourado

  1. joao

    Apenas uma correcção. O valor percentual do aumento deve ser subtraido em 100% em relação aos valores que referiu. Por exemplo, no caso do ouro, de acordo com o gráfico, o preço subiu da base 100 para 266. O aumento foi de (266-100)/100=166% e não de 266%.

  2. “Segundo a Economist desta semana, o ouro está a ser objeto de especulação.”

    Certo Luís Lavoura. Especula-se que o dólar continuará a desvalorizar!

  3. Santos

    Agora noutro registo: não me parece que os camones se preocupem demasiado, repito demasiado, com a fraqueza actual do dólar. Se a Economia ainda não é uma batata isto levará, mais tarde ou mais cedo, a um grande afluxo de investimentos (produtivos ou especulativos, não interessa) em activos americanos, baratos ergo atraentes para o investidor externo, devido precisamente à fraqueza do “verdinho”. Aliás não me parece que os americanos tenham grandes dificudades em financiar os seus enormes défices orçamentais, precisamente porque a dívida pública americana é para um investidor externo um activo com uma muito razoável relação de custo/benefício e comportando riscos relativamente baixos de incumprimento. Os chineses são até especialistas em transformar os gigantescos superavits comerciais com os EUA em dívida pública americana…

  4. Pingback: Re: O preço do petróleo « O Insurgente

  5. Pingback: Petróleo dourado (2) « O Insurgente

  6. Pingback: No bom caminho (2) « O Insurgente

  7. Pingback: Petróleo dourado (3) « O Insurgente

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.