Outra vez o fado do desgraçadinho

Em mais um episódio da tragédia “nos somos bonzinhos, os outros é que são malvados”, Manuela Ferreira Leite terá afirmado que “Enquanto houver tratado orçamental, Portugal [e outros países europeus que estão na mesma situação] não vai crescer“. Será verdade? Para nos ajudar a perceber isso, O Paulo Ferreira divulgou elaborou um elucidativo gráfico (elaborado pelo Pedro Bráz Teixeira) com o crescimento do PIB acumulado de 2000 a 2015.

crescimento-2000-15_pferreira

Comecemos pelo início. O Tratado Orçamental começou a ter efeitos a 01/01/2013. O crescimento anémico do PIB português começou nessa data? Parece que não.

Terá sido culpa do Euro? Será exclusivo de países do Sul? Terão sido outros choques externos? Vemos ali no gráfico países que cabem nas duas primeiras categorias com taxas de crescimento bastante superiores à nossa (também não é preciso muito). E não consta que sejamos só nós a apanhar com os efeitos dos choques externos.

O que se retira dali é que perante uma conjuntura externa comum temos um grave problema que leva a que estejamos exactamente no mesmo lugar há 15 anos. Alguns países quase duplicaram a riqueza criada anualmente. Na Irlanda aumentou 75%. A Espanha, aqui ao lado, cresceu 25%. O pior a seguir a nós (a Dinamarca) cresceu 3 vezes mais. Só Grécia e França conseguiram fazer pior.

Portanto, se ainda não perceberam eu repito. Enquanto os outros evoluem nós, perante uma conjuntura externa comum, padecemos de um grave problema que leva a que estejamos exactamente no mesmo lugar há 15 anos. Ainda acham que a culpa é dos outros?

9 pensamentos sobre “Outra vez o fado do desgraçadinho

  1. Ela é uma grande mentirosa pois basta ver que a economia cresceu 1,6% em 2015. É uma velhaca que quer minorar a obra de Passos Coelho e Maria Luís.

  2. JMS

    Paises com governos de esquerda, ou lá perto, nunca poderão dar certo.

    No que respeita a Portugal, onde a esquerda nos anda a “lavar” o cérebro há cerca de 40 anos, só poderia estar no lugar onde está.

    Quantos anos serão necessários para nos livrarmos dessa peste?

    Muitos, infelizmente.

    Várias gerações pagarão por essa inconsciência colectiva.

  3. Luís Lavoura

    A frase “Enquanto houver tratado orçamental, Portugal [e outros países europeus que estão na mesma situação] não vai crescer” é, evidentemente, uma previsão daquilo que acontecerá NO FUTURO. Portanto, não pode ser desmentida através de uma qualquer observação DO PASSADO, como se faz neste post.
    Ademais, os “outros países europeus na mesma situação [que Portugal]” não são, em princípio, TODOS os países europeus.

  4. LUIS LAVOURA : “A frase “Enquanto houver tratado orçamental, Portugal [e outros países europeus que estão na mesma situação] não vai crescer” é, evidentemente, uma previsão daquilo que acontecerá NO FUTURO. Portanto, não pode ser desmentida através de uma qualquer observação DO PASSADO, como se faz neste post.”

    Uma previsão daquilo que acontecerá no futuro que não tenha em boa conta a observação daquilo que aconteceu no passado … assenta em quê ??!…

    Sem o actual tratado orçamental já Portugal não crescia enquanto outros paises cresciam.
    Por sinal, até foi sem o actual tratado orçamental que Portugal esteve em recessão e foi a partir do ano em que o tratado orçamental começou a vigorar que Portugal … recomeçou a crescer !…
    Portanto, o fraco crescimento economico português não decorre da existência ou não desse tratado mas sim de outros factores que têm sobretudo a ver com a qualidade das politicas dos governos nacionais.

    A Irlanda estava na mesma situação de Portugal nos anos 80 mas depois cresceu muito mais.
    A Irlanda estava na mesma situação de Portugal em 2011 mas está a crescer muito mais.
    Sem e com tratado orçamental !…

    Sem tratado orçamental Portugal estaria hoje fora do Euro e bem mais pobre !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.