Casal da Eira tinto

kafka2Um gajo ao ler/ouvir o Messias que nos pastoreia não sabe se há-de rir se chorar. Esta última sobre o Banco de Portugal não é de taxista, é de atrasado mental após dois pacotes de Casal da Eira tinto.

O Messias propõe-se encontrar “um novo desenho institucional” seja lá isso o que for; queixa-se de uma putativa “dupla função” e de óbvias “insuficiências de governação”; que lhe falta “know how” (é ir a correr nomear o deputado João Galamba para Presidente do BdP, tem o know how necessário, presumo).

Ò Nossa Senhora! Vou contar um segredo ao nosso brilhante Primeiro Ministro que das duas três, ou tem andado escondido numa caverna ou é um calhau com olhos apesar do que julga a sra dona Fernanda Tadeu (inclino-me para esta segunda hipótese): a gente vive com uma moeda única partilhada com mais 18 países; em 1998 foi uma guerra tramada para conseguir criar o Banco Central Europeu que incluiu dividir o primeiro mandato do Presidente do BCE entre os preferidos de alemães e franceses; e, por último, quem manda é o euro e o BCE, o “desenho institucional”, a “função” e a “governação” é o BCE que decide. Ao Governo resta a consolação de nomear o Presidente do Banco central indígena, a fingir que manda alguma coisa.

Para ajudar, é nestas alturas que um gajo dá graças a Deus pelo euro e pelo BCE, o que o Messias demonstra com toda a clareza é a tentação dos políticos para se meterem com a moeda e assuntos dos quais não sabem nada e de caminho entalarem-nos forte e feio. A manipulação da moeda é um clássico da acção governativa ao serviço dos seus próprios interesses com o prejuízo dos cidadãos. Não fosse por outra razão, o euro e o BCE protegem-nos dos desmandos do Costamessias e afins e é muitíssimo bem vindo.

Também aqui mas mais colorido

10 pensamentos sobre “Casal da Eira tinto

  1. Rogerio Alves

    De facto, não sei se o Costa percebe alguma coisa destas andanças mas imagino que saiba pouco. De qualquer forma, não é a ignorância a principal razão deste tipo de dircursos cheios de disparates. Ele amanda-se com estes anúncios, meramente por táctica política. É só retórica, ele sabe que, mesmo quando a realidade se revelar diferente da suas bojardas propagandísticas, terá sempre a CS (e o JPP) a filtrar-lhe as perspectivas.

  2. JMS

    Nao acredito que o Costa tenha dito uma coisa dessas! Onde está o video dessas afirmações? “Quel chatisse travailler tout le jour et ne peux pas voir cettes merdes en diret…”

    Como é possível alguém com as “responsabilidades” do actual sr. primeiro ministro mandar estas “bocas”? Será para agradar ao BE? Ao PCP?

    Dass!

    🙂 🙂 🙂

  3. Alberto Silva

    Se há um Costa sem credibilidade em Portugal, ele chama-se Carlos Costa. Como é possível alguém ainda ousar em vir a defendê-lo.

  4. JP-A

    Fica-se atónito com o parlamento. O homem disse hoje vacuidades assustadoras de um asno que se limita a estar na posse do título. A Mortágua saiu-se com um ataque de prudência responsável para com o Banif, depois do que andaram a fazer com BES e BdP. Já a menina do bloco inventou a figura jurídica do “Banif do PSD Madeira”.

  5. tina

    É tão triste ver outra vez Portugal na mão de incompetentes, a andar de cavalo para burro, voltar aos tempos de insegurança que se viveram com Sócrates, imagina-se o futuro negro mesmo ao virar da esquina…

  6. Nuno

    Os jornalistas também não devem perceber patavina da coisa porque continuam a passar esta parte do debate na TV. Obrigado BCE por tomares conta disto.

  7. jo

    Bem no nosso caso temos um Banco de Portugal que supervisiona a banca e falhou em TODOS os casos graves que têm aparecido. E eles são muitos.

    Talvez não seja preciso um génio para perceber que algo está mal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.