Pontos nos is

antonio_costa_barreteNos dois debates em que participou, António Costa evidenciou um desconhecimento e ignorância tais sobre assuntos chave para um potencial primeiro-ministro que a única conclusão racionalmente possível é que ele não cumpre os requisitos mínimos para o cargo.

Começou por dizer que o crescimento que Portugal tem apresentado advém do consumo e é acompanhado de aumento da dívida. Por um lado, está errado na questão do consumo. Pelo outro, confunde aumento da dívida pública, inevitável nominalmente enquanto houver défice (e proporcionalmente enquanto não aumentar a taxa de crescimento do PIB), com aumento do endividamento externo da economia.

Depois insiste na tese rocambolesca que a “troika” veio para Portugal por iniciativa do PSD. Com a consequência que no seguimento de divulgação de cartas confidenciais de Passos Coelho, somos diariamente relembrados do descalabro que o governo anterior causou ao país. Além da chico-espertice de citá-lo fora de contexto no episódio “a troika está cá a nosso pedido”, como se o sujeito da frase fosse o próprio e não o país.

Finalmente tivemos o episódio dos 1000 milhões de cortes previstos no programa do PS, cuja natureza ele mostrou desconhecer totalmente. Algo que a sua forma habitual de citar o programa e o “estudo macroeconómico” como dogma deixava antever, mas que a pergunta da jornalista e insistência de Passos Coelho tornaram gritantemente óbvio.

Se com tamanha inadequação e incapacidade gritantes os portugueses enfiarem o barrete, não se poderão queixar do resultado.

11 pensamentos sobre “Pontos nos is

  1. rrocha

    Sem por em causa os argumentos utilizados gostaria que fiz-se o mesmo tipo de analise
    sobre o programa da PAF para termos um termo de comparaçao.

  2. tina

    RRocha, o PS é que propõe inverter todas as medidas de poupança que a coligação aplicou e depois não consegue explicar onde vai buscar o dinheiro. É com o PS que se deve preocupar! A coligação simplesmente continuará no seu caminho seguro como até agora.

  3. rrocha

    O PS diz que corta 255M na SS mas nao explica
    A PAF diz que corta 600M na SS mas nao explica
    O PS diz que acaba com a taxa 3.5 IRS em 2 anos
    A PAF diz que acaba coma taxa 3.5 IRS em 4 anos
    O PS faz o milagre com as pensoes com um novo imposto
    A PAF faz o Plafonamento mas nao explica como vai subtituir o valor em falta
    O PS diz que vai alterar os escaloes de IRS
    A PAF diz que o IRS vai ser resvisto (paulo portas)
    O PS etc
    A PAF etc
    Confuso? muito

  4. Nuno

    O programa da coligação é a continuidade. Esperam-se as mesmas políticas seguidas até agora, que já foram sobejamente analisadas e com resultados bem conhecidos.

    A azia da nossa “esquerda” está com os 35%+ de eleitores acham que valeu a pena e que é preferível desapertar lentamente o cinto, a embarcar na “confiança de pensar à grande” do PS, ou nas fantasias colectivas dos restantes partidos.

  5. JP-A

    A criatura insiste em criar emprego de qualidade e “justamente remunerado” por iniciativa dele mesmo ao ponto de pedir que os jovens voltem porque serão recebidos “de braços abertos”. Desconheço se estará alguma comitiva do PS no aeroporto para os receber e encaminhar para as empresas do regime. A única altura em que de facto isto aconteceu em Portugal (isto não é uma brincadeira) foi em 1975 quando gentes de extrema esquerda chegaram ao ponto de tomar empresas, máquinas industriais e linhas de produção, recebendo telefonemas diretos da cúpula do comando operacional da fantochada, que controlava e ditava sobre como as “empresas” assim fundadas deveria funcionar. Depois de desgraçarem a vida a muita gente, passaram à fase do abandono e das evaporações de imobilizado, quando a realidade se sobrepôs à ficção e ilusão coletiva, que não anda muito longe da de certos comentadores da mais alta craveira, incluindo alguns ditos de direita, que assistem aos constantes atropelos, omissões, lapsos e rasteiras à dignidade a que se dá ao luxo um Costa Concórdia todo sorridente, e os deixam passar em branco como se numa campanha eleitoral de um país com graves problemas para os próximos 100 anos tudo valesse. O problema da criatura não é político há muito tempo. O homem chega a ser de um patético tão profundo que até dá vergonha a algumas pessoas dos outros partidos que tinham a esperança que depois destas décadas de amamentação continuada pela Europa já tivéssemos evoluído qualquer coisa.

  6. Nuno

    Dos outros 65%, 45 há 4 anos votaram no “pensar à grande” do Sócrates (logo depois do dito ter falido o país) ou nas fantasias dos restantes partidos. Esses são um caso perdido.

  7. tina

    “O PS diz que corta 255M na SS mas nao explica
    A PAF diz que corta 600M na SS mas nao explica”

    Esses 255 M é por ano, que o Costa vai tirar ás pensões não contributivas – ou seja aos mais pobres – para compensar as facilidades que vai dar agora aos funcionários públicos, ou seja, tira aos pobres para dar aos ricos (1020 milhões de euros ao longo de 4 anos). Os 600 M é o tal dinheiro que falta de uma maneira geral à SS para ser sustentável. PPC quer chegar a um acordo de regime com o PS sobre este problema, ou seja, já está a olhar para o futuro, mas o PS recusa-se. Costa anda muito preocupado em voltar para trás, cavando mais buracos no orçamento e na SS e recorrendo às ideias mais estapafúrdias para os tapar, se não são impostos às heranças, é as portagens, e a última foi 4% cortes das pensões não contributivas.

  8. nuno granja

    Politicamente estou no campo oposto de Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, acho que estão errados mas respeito-os porque aquilo que se vê é aquilo que são e não mudam o discurso consoante a audiência seja portuguesa ou chinesa. Já o Costa pura e simplesmente não tem coluna vertebral e isso foi notório na forma como tem lidado com Sócrates. por exemplo ao proferir aquela frase assassina à saída de Évora em parciaque estava a falar do D. Quixote, esse sim um homem que lutou por aquilo em que acreditava ser a sua verdade. Por outro lado Costa é manifestamente um incompetente e para estivesse atento isso já era notório na CML.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.