Quem Distribui A Riqueza, Assume Que A Riqueza É Sua Para Distribuir

A diferença entre socialismo e comunismo é muito ténue. É que para distribuir a riqueza (em nome do progresso, solidariedade, justiça social, bem comum, etc. etc. etc.) primeiro é preciso alguém produzi-la; depois é preciso alguém se apoderar dela coercivamente; e finalmente é preciso “distribuí-la” por alguém que não a produziu, como se a necessidade (ou outro interesse superior) conferisse um direito de propriedade igual ou superior a quem produziu essa riqueza.

Ron Paul, numa entrevista, afirmou que achava a ideia do imposto sobre o rendimento repugnante porque se baseia no pressuposto de que o governo possui 100% dos rendimentos dos cidadãos e que “permite” que os cidadãos retenham uma percentagem desse rendimento. Ayn Rand também expõe de forma eloquente este ponto na citação abaixo:

If a man proposes to redistribute wealth, he means explicitly and necessarily that the wealth is his to distribute. If he proposes it in the name of the government, then the wealth belongs to the government; if in the name of society, then it belongs to society. No one, to my knowledge, did or could define a difference between that proposal and the basic principle of communism.” ~ The Ayn Rand Letter

7 pensamentos sobre “Quem Distribui A Riqueza, Assume Que A Riqueza É Sua Para Distribuir

  1. Pacheco

    De onde veio o dinheiro dos que mais têm? Em alguns casos legitimamente. Mas na maior parte dos casos, vem de trafulhices de toda a ordem, mas também das fortunas de família, tantas vezes com origem remota em crimes hediondos, designadamente a escravatura até ao séc. XiX.

  2. Patinhas

    Quem é o gestor de uma empresa, e portanto define os usos do dinheiro da mesma, assume SEMPRE que esse dinheiro/empresa é seu/sua? Ou simplesmente que tem uma autoridade, dada pelos donos, de fazer a gestão dessa empresa? A frase é engraçada, mas como moitas afirmações radianas, não particularmente precisa.

  3. GC

    “primeiro é preciso alguém produzi-la; depois é preciso alguém se apoderar dela coercivamente”

    capitalismo, és tu?!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.