10 pensamentos sobre “A lógica da eterna Primavera egípcia

  1. tina

    Claro que há, pode levar 20 ou 50 anos mas um dia o Egipto e todos os países arábes serão democratas. A influência da internet e a globalização não param e os jovens de hoje querem ser evoluídos como no ocidente.. .

  2. Monti

    E depois de serem democratas, regressarão um dia, fartos das patifarias democráticas, a um qq regime que os leve longe dali. Quando chegarem à conclusão que pior é difícil.
    Na Lusitânia, já estivemos mais longe.
    «As revoluções, quem quer que sejam os seus autores, não mudaram nada. Conduzem aos mesmos abismos. A dificuldade é mudar o homem (192)
    Sem endereços e todos com o mesmo nome, obedecendo a dois ou três pequenos princípios, entre os quais o de inventarem títulos… (302)»
    “O quinto império”
    Dominique de Roux (1977, Paris)

  3. bloody mary

    Vão-se degladiando para ver quem é mais fundamentalista e mais ultra… No intervalo, para desenjoar, matam-se uns cristãos e destroem-se umas igrejas. Não há Primavera como esta!

  4. lucklucky

    As primaveras mostram a ditadura da maioria em democracia. Mostram como para muitas pessoas – (no caso do Egipto, cristãos, liberais etc) – é menos opressivo viver numa ditadura a la Mubarak do que numa Tirania Democrática com fundamentalistas islamicos no poder.

    O problema é o excessivo poder da democracia. Algo que também temos por cá e que mais cedo ou mais tarde vai levar ao caos do Egipto.

  5. A Tina disse:
    “Claro que há, pode levar 20 ou 50 anos mas um dia o Egipto e todos os países arábes serão democratas.”
    Pois ai e’ que mora o problema. Ser democrata e’ muito diferente do que ser livre. Confunde-se Liberdade com democracia. Sao coisas estupidamente diferentes mas facilmente confundiveis. Democracia e’ apenas a ditadura da maioria. E’ apenas mais uma forma de colectivismo coercivo. O que os jovens egipcios precisam perceber e’ que o que eles devem ambicionar e’ mais liberdade e menos democracia.

  6. tina

    “Democracia e’ apenas a ditadura da maioria.”

    Concordo. Talvez daqui a 100 ou 200 anos tenhamos todos passado para um regime em que apenas a justiça, segurança e pouco mais são geridas centralmente, não restando qualquer poder ao governo e não havendo assim ditadura de uma maioria sobre uma minoria.

  7. carlusant

    Democracia é ditadura da minoria? Óbvio que não, dias atrás tínhamos FHC, em tempos mais recentes, Lula e agora Dilma. Se uma minoria específica têm se mantido lá é graças à sua habilidade de manipular um povo que se mantêm nas trevas da ignorância (muitos intelectuais e de nível superior entre esses).
    Enfim, com todos os males de um regime democrático… ainda é o melhor que há; no entanto, não importa o nome: essencial é que o povo possa eleger e caçar seus mandatários quando bem quiser. Os povos do Oriente poderiam encontrar uma maneira de fazer isso sem terem que adotar a democracia nos moldes ocidentais.
    Isso porque a democracia nos moldes ocidentais requer um Estado ao menos teoricamente laico, e isso jamais acontecerá no Oriente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.