4 pensamentos sobre “Os Conselhos de Mario Draghi Para Portugal

  1. Temos uma Constituição e um TC a servir de garrote a toda e qualquer reforma estrutural que o país precisa. Seria interessante conduzir um estudo para perceber o que é possível fazer com esta Constituição, em matéria de reforma e redução efetiva do Estado. Desconfio que muito, muito pouco.

  2. jo

    Andam a tentar isso há dois anos e só conseguiram parar a economia fazendo falir as empresas e aumentando exponencialmente o desemprego.
    O que será possível para perceberem que baixar salários e desregular só por si não funciona?
    O estado que estão a cortar são reformas, escolas e hospitais não são gastos com gabinetes de assessores inúteis nem ministros incompetentes. Quando se fala em retirar 4200 milhões de euros das funções sociais do estado aplica-se quase 800 milhões num banco, sendo que um desses milhões é para premiar um dos gestores que ajudou a criar o problema.
    Quando há dúvidas sobre contratos de Swap eleva-se um dos promotores desses contratos a ministro das finanças porque é um cargo para o qual não é necessária credibilidade.

  3. jo, há duas fórmulas para exportar: ou se exporta produtos de valor indiferenciado, cuja competição é pelo preço (e é um race to the bottom) ou se exportam produtos de alto valor acrescentado e extremamente competitivos que não competem pelo preço.

    No primeiro caso, os salários, infelizmente, importam. No segundo, não. Pergunta do 1M de €: qual dos cenários melhor caracteriza a estrutura exportadora portuguesa? Pois. É preciso mudar isso, o que leva algum tempo. Até lá, a solução de curto prazo é a competitividade salarial já que o mercado interno está e continuará esclerótico sem a propulsão do crédito.

  4. APC

    “O que será possível para perceberem que baixar salários e desregular só por si não funciona?”

    E no que toca a desregular, bem… eu não vi absolutamente nada.

    http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=FD8C7670-97EB-49E4-81D5-E30680F20D00&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

    Se a ASAE me interrompe o casório (está planeado para breve…) e não estiver armada, que se prepare para um grupo de pessoas que vai aplicar na prática o Art. 21 da constituição.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.