stalling

A Grécia entrou numa trajectória descontrolada. À crise económica e financeira junta-se agora uma grave crise política. E enquanto se percebe que os políticos gregos, desesperadamente, vão tentando assegurar as tranches de financiamento da União Europeia e do FMI, também já se percebeu que, seja qual for o novo governo que saia da confusão que hoje reina em Atenas, a população continuará a rejeitar veementemente a austeridade imposta.

Assim, fazendo uso de uma imagem, a Grécia é como um avião que, em pleno voo, perdeu a sustentação e entrou em “stalling”. Ora, quando um avião entra em “stalling”, a única forma de evitar a queda descontrolada e irreversível da aeronave é fazer mergulhar o avião, a fim de que este possa ganhar velocidade e sustentação debaixo das asas. É uma manobra de risco, mas nessas dramáticas circunstâncias é isso que os comandantes são ensinados e obrigados a fazer. A Grécia está na mesma posição. E sair do euro representa o mergulho sem o qual não terá salvação possível.

6 pensamentos sobre “stalling

  1. Luís Lavoura

    Pois, mas parece que fizeram uma sondagem na Grécia que deu que 80% da população não quer sair do euro. Parece que as recordações do dracma não são nada boas.

  2. Pingback: Nova semana, novos desafios « Euro Nostalgia

  3. Paulo Pereira

    Juros na Itália atingiram os 6.6% nos 10 anos.

    Este Euro de fantasia está ferido gravemente . Sem divida única não pode existir uma moeda única .

    Vamos ver quanta destruição económica na europa é necessário para que os alemães aceitem normalizar o BCE .

  4. Manuel Pires

    Só uma pequena correcção que não a ver com o assunto. Nos aviões a sustentação forma-se por cima das asas e não por baixo. Desculpem a intromissão.
    Aviador na reforma

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.