A esquerda?

Diz-se por aí que a esquerda perdeu nas eleições europeias, a nível europeu. Sim, perdeu. Mas não foi toda a esquerda. Foi a esquerda dita da Terceira Via. Para usar uma medida sumária, no PE, o PPE fica com menos 2% de deputados, os liberais idem e a UEN perde 1%; tudo relativamente a 2004. Os Verdes têm mais 1% e a EU não sobe nem desce. Portanto, a direita perde e a esquerda mais à esquerda mantém ou sobe. É no PSE que se dá o descalabro, com menos 6%. Por outro lado, o que realmente cresce muito é o número de deputados Não Inscritos (cerca de mais 9% em termos de representação parlamentar). Presumo que isto signifique outro “voto de protesto” contra todas as formações políticas do PE.

Eis portanto a Europa a contraciclo da América, onde a Terceira Via ganhou. Resta saber se a Terceira Via americana terá um segundo mandato. Com a política económica que tem seguido, crescem as dúvidas. Take heed, take heed…

11 pensamentos sobre “A esquerda?

  1. “o PPE fica com menos 2% de deputados”

    David Cameron tirou os deputados europeus dos conservadores do PPE. Não sei se isso foi tido em conta.

  2. stein

    O ODS também tirou os deputados do PPE, para se juntar aos Conservadores. Só neste dois partidos estão 40% dos NI. E ainda existe o partido democrático de Itália que tem 24 deputados, e que possivelmente se irá juntar ao PES.

  3. Carlos Duarte

    O que o Cameron está a pensar fazer poderá vir a ser interessante… veremos se têm pernas para andar.

  4. Os Conservadores e um partido checo que faziam parte do PPE anunciaram a saída deste partido europeu, o que resultou num grande aumento do número de independentes. Pelo menos no caso dos Conservadores tratou-se de um piscar o olho ao eleitorado euroceptico…

  5. “O que o Cameron está a pensar fazer poderá vir a ser interessante… veremos se têm pernas para andar”

    Para constitur um grupo no PE é necessário cumprir 2 requesitos: 25 deputados, de 7 paises membros…

    Os 25 só eles já têm… precisam agora pelo menos de mais 6 deputados, cada um de um estado membro, não deve ser muito dificil.

    há 72 euro-deputados sem grupo neste PE.

  6. Pingback: Ou seja… « O Insurgente

  7. lucklucky

    O Novo Grupo é anti-federalista. Mas o mais chocante são os bloqueios que o Parlamento Europeu transformado em coutada de alguns faz a quem não tem grupo.

  8. Pingback: A esquerda perdeu as eleições europeias « O Insurgente

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.