O menor défice de sempre em democracia

Screen Shot 2016-11-30 at 14.55.09.png

Justiça seja feita, ninguém bate o Partido Socialista na propaganda política. Não obstante — ou obstante — o minguamento do PIB, o aumento dos atrasos nos pagamentos aos fornecedores, o total colapso do investimento, o falhanço da estratégia do estímulo ao consumo interno, o PS, demais títeres e uns quantos jornalistas embevecidos vendem o défice projectado para 2016 como um feito incrível, como «o menor défice de sempre em 42 anos de democracia». Repare-se na ironia do destino: os mesmos que criaram o maior défice de sempre da história da democracia, registado em 2010, são agora aqueles que se fazem rogar pelo menor défice da democracia, de 2.6%, que poderá ser atingido graças à trajectória de ajustamento dos últimos 4 anos, aos fornecedores do Estado (obrigadinho), à suspensão do investimento e ao adiamento da recapitalização ultra-urgente da Caixa.

Tudo isto não seria de um provincianismo atroz se o feito fosse efectivamente acompanhado de algum mérito. Mas não é. Quando olhamos para o esforço de consolidação orçamental (i.e. redução do défice orçamental, líquido de medidas extraordinárias, entre dois anos seguidos) vemos que os 2.6% que se estimam para este ano constituem uma tímida redução de 0.4pp, a menor redução dos últimos anos.

Como se tanta tontice não chegasse, aqueles que advogavam e elogiavam a inteligentíssima estratégia de estímulo ao consumo — falo, entre demais quejandos, de Nicolau Santos —, vêm agora elogiar a «inteligente» alteração da estratégia de Mário Centeno, que, em 2017, pretende apostar mais no investimento e — pasmem-se — nas exportações. Esta nem o Éder.

Fonte: 2010-2013: Comissão Europeia (pp. 19, Tabela 2.1); 2014 e 2015: INE. O valor para 2015 foi revisto em baixa (de 3.1% para 3%) após revisão em alta do crescimento do PIB de 2015 de 1.5% para 1.6%.

20 pensamentos sobre “O menor défice de sempre em democracia

  1. Não me fale do Nicolau Santos. Esse já não é economista, nem jornalista, mas apenas apenas propagandista. Não se entende a propósito de quê, mas ele agora só se preocupa em fazer propaganda do PS e do seu governo, tanto valendo eles fazerem bem, como mal, o Nicolau elogia sempre Já não leio há uns tempos. Desisti dele e qualquer dia desisto do Expresso.

  2. Mas o que é verdade é que o ps consegue corromper os eleitores canhotos e o papa nicolau, mesmo com tanta estupidez junta consegue manter, e possivelmente, ter um ordenadão do caraças nas siques, mais o ordenado que o ps lhe deve pagar. Nunca mais na minha vida irei esquecer o taxão de 7.700 euros que xcosta vencia na sic, uma vez por semana, só para fazer propaganda…. como é que acham que ele chegou a secretário geral???????

  3. Muito bem visto!…O que podemos concluir é que se fosse com Maria Luís e PPC o défice estaria abaixo de 2% e não próximo de 3% como é com o Balofo. Até porque o ano ainda não acabou, esses 2,6% ainda subirão algumas décimas.

  4. JP-A

    Uma das caraterísticas típicas da maioria dos portugueses é que os seus cérebros só conseguem atingir o simples e o imediato, e como o PS é feito desses portugueses (os que não são já fugiram), especializaram-se em táticas imediatistas para o povo comer a la pocilga. Quando os problemas aparecerem eles recomeçam com o discurso da Alemanha, da UE, do rating, do senhor Trump e da crise internacional.

  5. Pingback: POLITEIA

  6. “Isso é bom e satisfaz Bruxelas, mas não esquecer que temos a maior dívida soberana de sempre; 133% do PIB”

    Claro!.. Para nós o que mais conta é a dívida, mas como sempre, esse mau resultado é abafado. Não escapa é aos investidores, que deixaram completamente de acreditar na geringonça e os juros da dívida não param de subir.

  7. 2,6pp sem medidas one off?sera se o perdão fiscal e a reavaliação de activos valer cerca de 0,5pp, não estamos numa situação de inversão de tendência?

  8. O nicolau santos tem, junto da populaçao em geral, estatuto de independente, e om isso vai enganando os Portugueses. Há muito que anda nisso.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.