Feliz Dia Da Libertação De Impostos 2016!

Assumindo que a carga fiscal é sensivelmente igual à do ano passado (e uma vez que não consegui encontrar nenhum estudo relativamente a 2016), celebra-se hoje em Portugal, dia 12 de Junho, O Dia da Libertação de Impostos. O Dia da Libertação de Impostos representa o dia em que em média os trabalhadores deixam de trabalhar para o estado (apenas para pagar impostos e assim cumprir as suas obrigações fiscais) e passam a trabalhar para si. Na prática, somos todos trabalhadores do estado.

O gráfico abaixo representa a evolução do número de dias de trabalho necessários apenas para o pagamento de impostos desde 2000 (fonte, fonte, fontefontefonte e fonte).

DiasDeLibertaçãoDeImpostos

Escravatura

6 pensamentos sobre “Feliz Dia Da Libertação De Impostos 2016!

  1. É estranho.

    O maior aumento de impostos da nossa história foi feito por governo de direita, ás ordens da Europa dominada pelos neoliberais.

    Queixam-se do quê ?

  2. Parabenizando a sociedade em geral, e já que a maior parte do ano trabalho para o Estado para quando passarei a usufruir das 35 horas? Ou há moral ou comem todos ouviram seus jagunços.

  3. É aqui que reside a principal e quase única causa da estagnação/retrocesso da economia . O sistema tributário é o mesmo da “idade média” onde o “senhor feudal” (neste caso o estado) permitia ás pessoas do seu território ficarem com uma percentagem das colheitas em troca de de protecção. A única diferença é que nessa altura o dinheiro era uma mercadoria com valor intrínseco (ouro, prata) e agora é um pedaço de papel pintado . É aqui que reside a diferença e por aqui que se devia desenvolver um sistema tributário mais justo , menos criminoso e mais amigo do investimento e do crescimento económico , com uma maior descentralização do poder ,

  4. Pingback: Feliz Dia Da Libertação De Impostos 2016! (II) – O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.