Leitura dominical

A selecção censurada, a crónica de Alberto Gonçalves no DN.

Depois de sempre se ter oposto à saída de Portugal do euro, cujas consequências considerava “terríveis”, Francisco Louçã regressou do Além “trotskista” para ir à Mesa Nacional do Bloco de Esquerda colocar na dita mesa a hipótese de Portugal sair do euro. Além disso, ou também por causa disso, hoje defende a aproximação ao PCP.

O volte-face surge na sequência da derrota do BE na “europeias”, por sua vez já uma sequência da derrota do BE nas “autárquicas” e uma presunção das derrotas que hão-de vir. Não é preciso ser profeta para prever que ao longo dos próximos actos eleitorais o BE reagirá a cada rombo na popularidade através de uma radicalização progressiva. Se nas legislativas voltar a perder 50% dos votos e dos deputados, o Dr. Louçã aparecerá a sugerir que o País abandone a União Europeia e assuma protocolos institucionais com o regime de Gaza. Quando um dia perder qualquer representação parlamentar, o Dr. Louçã aconselhará a luta armada e a reabilitação moral de Otelo. No momento em que o eleitorado do BE não ultrapassar em muito o número de membros da liderança bicéfala, o estado-maior do partido poderá ser encontrado no Parque de Monsanto, a cozinhar húmus e a revolução.

Ou é isso ou a possibilidade agora apresentada por Ana Drago – e logo rejeitada pelos seus pares: a abertura de um “diálogo à esquerda” (eles dizem “esquerdas”) com o Livre, o movimento 3D e o PAN. Se levarmos em conta que o Livre é o pseudónimo de um ex-eurodeputado do BE, que o 3D representa dois ou três dissidentes do BE e que nem a internet imagina o que seja o PAN, é fácil concluir que o BE morreu. E, embora por razões mais ligadas ao humor do que à política, deixará saudades.

2 pensamentos sobre “Leitura dominical

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.