Expressamente disparatado

Nesta notícia do Expresso referente à campanha eleitoral que decorre na Alemanha, consta no final a seguinte pérola [negritos meus]:

«A última sondagem dá uma vantagem de apenas quatro pontos percentuais à coligação CDU/FDP, liderada por Angela Merkel, sobre uma outro[sic] coligação que seria formada pelo SDP, Verdes e o partido de esquerda Die Linke. As eleições germânicas realizam-se a 22 de setembro.»

O facto da CDU ter na maioria das recentes sondagens uma vantagem de 15 a 20 p.p. sobre o SPD (segundo partido) parece escapar à jornalista Liliana Coelho. Tal como o facto de que nas eleições de 2009 o somatório CDU/FDP comparado com o putativo potencial eventual somatório SDP/Verdes/Linke ter sido de apenas 2,8 p.p.

O wishful thinking anti-Merkel é tal que se congemina uma improvável frente de esquerda para tentar arredar a chanceler do lugar. Ainda por cima como se fosse válido somar intenções de voto a priori como se de verdadeiras coligações se tratasse…

O máximo a que pode aspirar quem não goste da chanceler alemã é que não exista uma maioria no parlamento que não inclua os dois maiores partidos, forçando uma “grande coligação” (como de resto foi o primeiro governo de Merkel). Mas mesmo aí levarão com ela como chefe do governo.

Um pensamento sobre “Expressamente disparatado

  1. jsp

    Que diabo, sejamos compreensivos : a Lilianazinaha, amanuense cumpridora, recebeu uma encomenda e, como boa assalariada, “entregou-a” ( como dizem os américas).
    Não se trata de má fé, nem de sólida e honesta ignorância quanto a sondagens, aritméticas, partidos ou coligações – nada disso : simples e obediente fidelidade, eventualmente canina, à “voz do dono”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.