“O CDS PP diz que é Democrata Social, os Sociais Democratas parecem Socialistas a falar, os Socialistas querem roubar a cassete do capital e da distribuíção da riqueza aos Comunistas, o PCP não sabe definir um verdadeiro Comunista e o Bloco de Esquerda reza como os Democratas-Cristãos.” – A brincar, a brincar, isto está muito próximo da realidade.
Sempre foi reconhecida a peculiaridade da bússola política portuguesa. Era comum, quase hábito imprescindível, referir que a opção ideológica de um determinado partido continha uma componente nacional, de alguma forma distinguindo-a da original.
“Por uma Social-Democracia Portuguesa”, diz um dos livros que tenho à minha frente, a 1 metro de mim, citando Sá Carneiro.
O PCP é patriota. Sim, eu sei que é patético, mas vai no sentido do que escrevi no começo. O Bloco de Esquerda é [inserir qualquer coisa absurda].
Abraços liberais…com um travo português, britânico, sintrense, lisboeta…
E aí nesse pequeno video está a história dos nossos últimos 40 anos, os equívocos e os enganos.
Mas bom, lá reconheceu o Duarte Marques que quem é “liberal, neoliberal cabe bem no PSD” (pessoalemente nem nunca duvidei). Basta agora o partido se assumir como tal e agá em função dos seus princípios.
Guillaume Tell a tradução é: não nos importamos que os liberais ou quem quer que seja votem no PSD são sempre mais uns votos.
Nos outros países é mais ou menos o mesmo , são todos sociais -democratas.
Não existe de facto alternativa ao sistema dual : Capitalismo / Estado Social
Todos os outros sistemas são inferiores e eliminados por seleção “natural”
Excelente video.
Pacto MFA / Partidos (1975) proibiu todos os partidos à direita do CDS e o MRPP.