Quem é quem na Administração Obama (e anteriores)

Quem é quem nas Administrações Americanas pode ajudar a mostrar como a Regulação não é a Solução, pois quem regula é geralmente ex-colega do regulado. O site Geek.us tem uma boa apresentação destes companheirismos. Ficam só alguns aqui (ver todos no site).

8 pensamentos sobre “Quem é quem na Administração Obama (e anteriores)

  1. rxcorreia

    Quem mais pede a regulação é quem sabe que a vai usar para proveito próprio e prejuízo da concorrência…

  2. Paulo Pereira

    Sem regulação a situação nos EUA seria bem pior.

    É como a democracia representativa, é um sistema sofrivel, mas é o melhor de todos até ao momento.

    Capitalismo sem regulação leva à criação de oligopolios ainda mais poderosos que os actuais.

  3. rxcorreia

    O problema é “que regulação”. O sector financeiro é dos mais regulados e auditados. Isso impediu a pouca vergonha que se viu nos últimos anos? Não, de todo! Pelo contrário, criou uma falsa sensação de segurança e credibilidade num sector essencial para a economia, que agiu impunemente de forma criminosa, com o beneplácito do regulador público.
    Ao menos nos anos 90 sempre houve umas dezenas largas de prisões, cortesia do William K. Black. Hoje seria impensável tal resultado, tanto que muitos dos culpados (a começar pelo Timmy Geithner, Larry Summers, Jon Corzine, etc…) foram até recompensados com cargos públicos!!

  4. Luís Barata

    O corporativismo é inerente ao capitalismo, da mesma forma que é inerente ao socialismo. Aliás, o capitalismo imediatamente precede e prepara o socialismo. O capitalismo é, segundo o autor do «Manual de teoria política aplicada», uma plutocracia. E que é um plutocrata? É aquele que dá mais importância ao dinheiro do que aquele que lhe é devido. Neste excesso, nesta desmedida, está, inevitàvelmente, uma determinada concepção do homem. O gigantismo das grandes empresas é já o resultado da mentalidade do plutocrata.
    É de elementar observação – prova das suas afinidades – que tanto o socialismo como o capitalismo terminam sempre por tomar conta dos estados, quaisquer que eles sejam. O socialismo toma conta do Estado frontalmente. O capitalismo fá-lo subrepticiamente. Mas tem de o fazer porque só assim se pode manter vivo. Já Adam Smith verificou a incapacidade da maioria das grandes empresas se manter vivas por si só. Este monstro de quantidade, criação do plutocrata, só se mantém com o Estado. O plutocrata, homem incompleto e desiquilibrado, tudo faz para o manter vivo. O plutocrata, somos em parte todos nós, porque o ocidente adoptou a concepção de homem desenvolvida pelo racionalismo francês, ideísmo inglês e idealismo alemão. São estes efectivamente os países – frios e inóspitos – para os quais o dinheiro e o trabalho adquiriram e adquirem uma grande importância.

  5. Paulo Pereira

    Sem o capitalismo regulado não existiria a Internet e milhões de produtos e serviços altamente sofisticados e complexos.

    Não existem sistemas ideiais, mas o que temos provou que é o melhor de todos , de longe.

  6. Luís Barata

    Paulo Pereira,
    Está a querer dizer que é a internet e milhões de produtos e serviços altamente sofisticados e complexos que fundamentam a existência do capitalismo? É esta a sua razão de ser?
    Existem imensos sistemas ideais, desde o idealismo platónico ao idealismo alemão. Que o ideal ,quando instituído na realidade se corrompa, é outra coisa. E não é o ideal que se corrompe, são os homens que o corrompem. O ideal, permanece em sua pureza. Que hajam ou não sistemas ideais são mais outros 500…
    Aconselha um dos muitos grandes generais romanos:«Os resultados são o guia dos tontos.» Ou dito de outro modo por um dos muitos homens superiores que Portugal teve:«A utilidade ou é um atributo do saber ou não é coisíssima nenhuma.» A cura para uma doença grave pode ser um mal se não estiver de acordo com o bem e a verdade. Pode ser a cura de um vício humano e pode estar a contribuir para que esse vício se perpetue, desviando ainda recursos, conhecimento, engenho etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.