Os cavaleiros do Apocalipse…

Em meados de Agosto, é oficial: a economia da União Europeia entra em recessão. Há alguns meses que se sabia – para quem acompanha com atenção estes fenómenos – que a recessão, iniciada nos Estados Unidos, ia, inevitavelmente, chegar à Europa.
Mário Soares, no DN de hoje

Abrindo jornais em Portugal, já me habituei a ler as crónicas dos diversos apóstolos do Apocalipse, que apontam para a desgraça mundial. É pena que os números contrariem os fabulosos raciocínios de tantas personalidades, que cismam em ver, ao viram da esquina, o fim do mundo tal como o conhecemos. Diz-nos hoje Mário Soares, que a recessão iniciada nos EUA, chegou oficialmente à Europa, retirando daí conclusões proféticas sobre as dificuldades no futuro.

A Europa tem mesmo que fazer uma análise introspectiva – e reagir – sobre o que se está a passar por cá. Já os EUA, é chato, mas os dados da economia americana não suportam a visão catastrófica que Mário Soares nos apresenta no DN. Os EUA estiveram em recessão técnica no 4.º trimestre de 2007 (-0.2), mas, sabem qual foi o PIB dos EUA em 2007? Eu digo-vos: 2%. E sabem qual foi o PIB nos dois primeiros trimestres do ano de 2008, nos EUA? 0,9%, no 1.º trimestre, e 1,9%, no 2.º trimestre.

Já agora, vamos dar uma pequena vista de olhos pelo PIB americano, desde 2004 (são números oficiais, podem encontrá-los a todos, aqui):

2004: 3,6%
2005: 2,9%  (3,0%/2,6%/3,8%/1,3%)
2006: 2,8% (4,8%/2,7%/0,8%/1,5%)
2007: 2,0% (0,1%/4,8%/4,8%/–0.2%)
2008 (dois primeiros trimestres): 1,4% (0,9%/1,9%)

Será que estes números são assim tão maus? E o resto do mundo, está em recessão? Dizem os números que nos últimos anos o PIB mundial nunca cresceu a menos de 4% (tendo já atingido taxas de 8%).

Por cá, as coisas é que não andam famosas, e talvez por isso, haja quem prefira dar a sensação que o mundo vive na desgraça. É que 0,9% no segundo trimestre de 2008, e 0,5% no primeiro trimestre, só entusiasmam Sócrates, e meia dúzia de crentes. Querem ver o resto? Vão ao INE, que estou farto de debitar estatística…

3 pensamentos sobre “Os cavaleiros do Apocalipse…

  1. lucklucky

    Hehe.. recessão nos EUA com crescimento a mais de 1% é terrível mas por cá o crescimento de 1% nacional é de elogiar…
    Já há muito que se tenta mascarar a desgraça nacional com parcialidades e mentiras do que se passa lá fora, no início sou de opinião que começou com inocência pela intuição de que a crise do Iraque iria parar as economias, mas tal não aconteceu e as pessoas que se dedicam á informação devem ler os números e mudar, Marcelo foi um dos principais culpados no autismo quando já havia números que contradiziam esse justificado preconceito. Agora já não há desculpa. Foi por isso que há algum tempo fiz uns posts sarcástico-irónicos intitulados terrível crise mundial.

  2. “Diz-nos hoje Mário Soares, que a recessão iniciada nos EUA, chegou oficialmente à Europa, retirando daí conclusões proféticas sobre as dificuldades no futuro.”

    Sempre as mesmas tretas.

  3. Infidel

    A realidade é sempre um aborrecimento para estes profetas falhados.

    Será que Soares alguma vez se interrogou onde o estado vai arranjar o dinheiro que lhe aparece na conta bancária todos os meses ?
    Será que o homem pensa que os subsidios para a sua fundação lhe são dados pelo Pai Natal ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.