Mais uma moratória!

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal: “Em muitos países já não há moratórias e eu não vejo nenhuma especificidade de Portugal para nós nos isolemos nesse sentido, não vejo mesmo”

Decreto Lei 22-C/2021, de 22 de Março (Atenção: pedidos de adesão à moratória apenas até 31 de Março):

Prorroga os períodos de carência de capital em empréstimos com garantia do setor público e aprova um regime especial de concessão de garantias pelo Fundo de Contragarantia Mútuo, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Atendendo à presente situação sanitária, e em particular à legislação relativa ao estado de emergência, urge prorrogar esses períodos de carência de capital, ao abrigo do enquadramento prudencial europeu. Neste contexto, procede-se à prorrogação, dos períodos de carência de capital e de uma extensão maturidade dos seus créditos, por nove meses, relativamente a operações de crédito contratadas após 27 de março de 2020 que beneficiam das garantias concedidas pelas sociedades de garantia mútua ou pelo Fundo de Contragarantia Mútuo (…)

Ainda no ano passado Governo concedeu milhares de milhões de euros em garantias para créditos bonificados a empresas e – um ano depois – já está a prorrogar prazos de pagamento. Medo!

5 pensamentos sobre “Mais uma moratória!

  1. ATAV

    Uma nova crise financeira acompanhada de mais um memorando cheio de “reformas estruturais” é o sonho molhado dos insurgentes. Já nem se dão ao trabalho de o esconder…

  2. ATAV, o fim do post reflecte exactamente o meu sentimento: “medo”.
    É que nos memorandos – como o negociado pelo governo de Sócrates – podem lá ter mencionadas as reformas estruturais. Falta sempre é vontade de as implementar.
    O certo é o aumento da carga fiscal. O meu receio é irmos pelo mesmo caminho.

  3. ATAV

    BZ

    “É que nos memorandos – como o negociado pelo governo de Sócrates – podem lá ter mencionadas as reformas estruturais. Falta sempre é vontade de as implementar.
    O certo é o aumento da carga fiscal. O meu receio é irmos pelo mesmo caminho.”

    Espantoso! Consegue em cinco linhas apenas despejar a culpa das agruras da crise em cima de Sócrates e do memorando e dizer ao mesmo tempo que as politicas que a troika exigiu e Passos Coelho fez não foram implementadas em Portugal. Realmente extraordinário…

  4. A atracção alguns na direita têm pela palavra reformas é fascinante, assim como é fascinante a raridade delas feitas pelo PSD/CDS que apoiam…É um paradoxo,
    O mesmo para a protecção que dão ao governo socialista do Passos Coelho, o salvador deste regime socialista – prazo porque é insustentável- que o ATAV não teria deixado de apoiar caso ele tivesse camisola cor de rosa ou vermelha….

  5. ATAV

    Lucklucky

    https://oinsurgente.org/2019/09/26/da-constituicao-a-inconstitucionalidade/

    Se há coisa que eu sou conhecido nesta casa é por apoiar o liberalismo económico da variante cor-de-rosa enquanto desprezo a variante azul/laranja.

    Está-se mesmo a ver que eu considero que um pensionista que leve um corte rosa na pensão está muito melhor do que se levasse um corte laranja.

    E é obvio que um dissidente politico morrer num campo de concentração é excelente desde que a bandeira desse campo seja vermelha e que a sua ordem de execução esteja escrita em cirílico.

    Sabe lucky, sinto algum conforto em saber que, por muito que o mundo mude, você permanecerá imutavelmente alucinado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.