Ética a Nicómaco

Manifestação 1 de Maio 2020

Na sua obra, “Ética a Nicómaco“, Aristóteles mostra-nos como o caráter é resultado de nossos atos, “o nosso caráter é o resultado da nossa conduta“, escreve-se. A virtude está ao nosso alcance, do mesmo modo que o vício. E se está ao nosso alcance, agir, existem situações em que o imperativo ético passa para por não-agir, quando as circunstâncias nos dizem que a nossa obrigação é simplesmente, não actuar, por exemplo se de uma dada ação resultar um resultado vil. No plano político e cívico, aquilo que temos assistido com as comemorações do 25 de Abril e, hoje, do 1 de Maio, mostram como alguns responsáveis políticos, que se consideram guardiães da ética republicana, usando o ascendente que têm sobre gente que há muito deixou de pensar, pervertem o regime, uns, na sua pulsão para a ação, outros, simplesmente na sua cobardia, que seguramente Aristoteles classificaria de vil.

Fui a favor do confinamento em Março, por considerar que tal se afigurava necessário e proporcional para travar a pandemia e organizar os serviços de saúde. Logo nessa altura comecei a alertar para o bloqueio que o medo estaria a criar nas pessoas, sendo por isso necessário começar a organizar os mecanismos de confiança para, na medida do possível, voltamos à normalidade.

Desde Março inúmeras liberdades foram suspensas. Liberdades de circulação, liberdades económicas, a possibilidade de trabalhar e garantir o sustento para os seus. Liberdades religiosas, tão essenciais para muitos como as necessidades materiais. O Estado tem exigido muito de todos, ao ponto de não permitir sequer que as pessoas se despeçam das que lhe são próximas, limitando significativamente os funerais, uma restrição de uma enorme violência para os que nestes tempos viram os seus partir. Tenho concordado e subscrito as dificuldades que o governo de Portugal enfrenta na gestão de uma crise com poucos meios, com uma população amedrontada, e onde existem inúmeras incertezas. Procuro dar o meu contributo (aqui, aqui, e aqui) na criação de uma opinião que ajude os portugueses a libertar-se do medo, e a organizar um regresso a uma realidade que vai ser de uma dureza nunca vivida por várias gerações de portugueses.

Dito tudo isto, não posso deixar de me entristecer com esta ação do 1 de Maio, que a par das celebrações do 25 de Abril, exibem um regime que está caduco e aprisionado. Os sindicatos em Portugal com estas ações mostram que não são solidários com o país e que no seu autismo tudo farão para nos arrastar nas suas caricaturas e decadência. Só líderes políticos eticamente maus, ou fracos, aceitam na sua magistratura este estado de coisas.

7 pensamentos sobre “Ética a Nicómaco

  1. Manuel Assis Teixeira

    Exactamente a boa maneira soviética! Ou Norte Coreana! Diz bem o que são os sindicados e o que seria se esta gente mais os Ferros os Louçãs e outros tivessem o poder! Estávamos desgraçados! O que mais surpreende ou se calhar não é que hoje as zonas de Cascais e Estoril pareciam em estado se sitio com a polícia a bloquear as passagens para todo o lado mesmo a pé! Esta gente pode concentrar-se assim! Que dualidade é esta! Claro que sabemos que este governo está dominado por esquerdistas caviar e tem medo do P.C. e do Bloco. Mas e o Presidente permite? Uma vergonha

  2. Rão Arques

    “Quando não se pensa no que se diz; diz-se o que se pensa”
    Em dado momento uma praga assassina pode calhar mesmo a jeito de alguém no posto de comando !?
    As celebrações estarão mais no intimo e comportamento corrente de cada um, e não tanto nos amonturados de rua.
    Isso não se diz !?

  3. Eduardo Menezes

    Essa gente toda deveria ir fazer um estágio à Coreia do Norte para perceberem de vez por todas como o comunismo é bom

  4. Eduardo Menezes

    Isto não passou de um ensaio para o festival do avante.
    O avante é que está a dar.
    Com o chapéu do senhor martelo continuam isentos de qualquer tipo de taxa, ou taxinha, ou imposto.
    Longa vida aos 3: senhor martelo, senhor costa e sobretudo ao senhor jirónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.