Contribuintes e Receptores Líquidos do Orçamento da União Europeia

Deixo abaixo um gráfico interessante relativo a 2018 sobre os países que são contribuintes e receptores líquidos do orçamento da União Europeia.

As transferências entre os países mais ricos e os países mais pobres seriam algo de natureza temporária para aproximar os países mais pobres da média Europeia, mas como se pode constatar, Portugal, ao fim de mais 34 anos de adesão à União Europeia, ainda continua a ser dos países que mais benefícia destas transferências.

Portugal é o terceiro país mais pobre da zona euro (fonte), está hoje a caminho de se tornar no quinto país mais pobre da União Europeia (fonte) e está em risco de se tornar o país mais pobre da União Europeia daqui a 20 anos (fonte).

Portugal faz parte dos países que constituem os “amigos da coesão” que essencialmente corresponde à lista de países no gráfico abaixo a vermelho, isto é, receptores líquidos do orçamento da União. Mesmo entre os países que fazem parte dos “amigos da coesão“, Portugal é o país que menos iria crescer entre 2020 e 2021 (fonte).

De referir também que uma razões mais fortes para o Reino Unido sair da União Europeia foi precisamente os seus contribuintes acharem que os cerca de 10.000 milhões de euros anuais que saíam para a União Europeia seriam melhor aplicados no seu país. Também será fácil perceber olhando para o gráfico, o efeito que a perda de contribuições do Reino Unido irá ter no orçamento da União Europeia.

3 pensamentos sobre “Contribuintes e Receptores Líquidos do Orçamento da União Europeia

  1. ATAV

    João Cortez

    Você é um pulha sem vergonha. Sempre a replicar a propaganda de indivíduos que nos desprezam e querem massacrar economicamente. Ainda por cima contra os seus familiares e amigos. Ou acha que eles não vão sofrer se levarmos programas de austeridade pela goela abaixo após uma crise pior económica que a de 2008?

    Sempre a dar a entender que somos sustentados pelos países do norte. Como se eles não ganhassem nada com isso ou como se uma união monetária não tivesse direitos e deveres.

    Sempre a regurgitar a propaganda de gente que enriqueceu a roubar as receitas fiscais de outros povos (Holanda) ou de parasitas macroeconómicos (Alemanha). Mas não fala do que os povos do sul sofreram com as crises e o que perderam desde 1999.

    Gosta de dados? E que tal estes?
    https://www.google.pt/search q=germany+trade+balance&sxsrf=ALeKk00lJsZyIJ6VAQj7N2WK0hZKWAJPBg:1585397279083&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiT2ZaNkb3oAhWMsRQKHVTfBE8Q_AUoAXoECA0QAw&biw=1366&bih=695#imgrc=SP5TgDEb_0TUIM

    Click to access cepStudy_20_years_Euro_-_Winners_and_Losers.pdf

    O que se chama a alguém que está disposto a atraiçoar os próprios familiares e amigos para se por ao lado de xenófobos egoístas ansiosos por sangue? Monstro? Crápula? Canalha? Traidor?

  2. Velho do Restelo

    João,
    as verdades têm que ser ditas!
    Enfia o barrete a quem ele servir, seja família ou outro atávico qualquer.
    Eu até nem sou europeísta e pessoalmente não tenho dívidas, porque raio tenho que ter fama de caloteiro ?

  3. Tim

    De facto, um estudo muito interessante que colocou aí:

    Conclusion: Portugal only benefited marginally from the euro in the first few years after its introduction. In subsequent years, the euro increasingly led to losses of prosperity. Aggregated, it has given rise to a drop in prosperity of € 424 billion overall or € 40,604 per capita. Only in France and Italy were the losses greater. Portugal must carry out reforms to increase per-capita GDP as a matter of
    urgency if it wants to benefit from the euro in the medium term. Thus the framework conditions for investment should be improved and public spending used to a greater extent for investment rather than consumption.

    Quanto é que recebe para estar em casa a usar o seu tempo assim? Agora de quarentena bem que me servia o rendimento extra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.