De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Polónia, que esteve sob o jugo comunista até 1989, ultrapassou Portugal em termos de poder de compra em 2019.
Por cá, continuaremos a ouvir diariamente o malabarista e papagaio António Costa a repetir até à exaustão que estamos a convergir com a União Europeia.
“Pois a Polónia está mais perto do centro da Europa” assim como Israel, Singapura, etc: não podemos comparar. Para lembrar um comentador chavista.
Com Costa cá vamos cantando e rindo, enquanto debita a cantilena da manta, paga uma leva duas, e com a oferta de um balde de plástico.
A pedir devolução depois de encharcado.
A comparação não é justa. A Polónia tem a vantagem de ter feito a vacinação completa contra o socialismo!
A Polónia está realmente mais perto do centro da Europa, i.e. da Alemanha. Não é opinião, é um facto.
Claro que não é o único factor. A Polónia é de longe o maior beneficiário de fundos europeus. Recebe muito investimento estrangeiro. A dívida pública e a privada têm também crescido. Mas a maior diferença para outros países a leste foi a relativa transparência da transição pós-cortina de ferro, sobretudo das privatizações.
Por isto a desigualdade é inferior à de outros países, a economia é mais equilibrada e pode-se realmente considerar um bom modelo, sem grandes excessos xuxas ou fanatismos do ‘mercado’.
Se for capaz de controlar os mamões e a fantasia do crescimento infinito a todo custo, talvez continue a melhorar para todos os polacos.
Nem entendo a razão desse foguetório todo agora. Já há muito que a Polónia tinha um PPP bem mais elevado que o nosso.
Alias nem é difícil ultrapassar em Paridade de Poder de Compra um pais com preços europeus e salários marroquinos como é o nosso caso.
E por falar em socialismo: A Republica Socialista do Vietname está á frente da Suiça.
“A Polónia é de longe o maior beneficiário de fundos europeus.”
Portugal recebeu tão poucos fundos europeus… Acho que a Polónia terá recebido durante mais anos, ou foi o contrário?
“Mas a maior diferença para outros países a leste foi a relativa transparência da transição pós-cortina de ferro, sobretudo das privatizações.”
O problema é que os outros, mesmo sem “relativa transparência”, já nos ultrapassaram (e poucos sobram atrás de nós). Parece-me que o problema de transparência a existir deve estar em Portugal (a Transparência Internacional também acha, o Pinto Monteiro e Cândida Almeida é que achavam o contrário).
Deixemo-nos de tretas. O abismo está bem à nossa frente e os beneficiários do sistema continuam a empurrar a ” manada” nessa direção. Um dia, quais búfalos fartos dos seus predadores, a ” manada” reagirá. Não sei qual o destino de muitos dos predadores, mas por certo e apesar de poderem contar muitos milhões, será que terão tempo para os gastar?
“Acho que a Polónia terá recebido durante mais anos, ou foi o contrário?”
Portugal entrou antes (1986), após entrar (2004) a Polónia recebeu mais: https://docdro.id/Rmqnpd6
Parece sobretudo ter usado melhor o que recebeu: talvez menos algumas empresas-fantasma, menos umas formações da treta, menos uns montes no Alentejo, menos uns prémios e BMWs topo de gama para ‘gestores’…
“O problema de transparência a existir deve estar em Portugal”
Está coberto de razão: da classe pulhítica à máfia banqueira, passando pelas empresas do regime e grandes escritórios de advogados, não chegariam vinte Ruis Pintos para leakar tanto trafulha e tanta podridão.
Mas os países do Leste não ficam atrás. A corrupção do comunismo deu lugar à do capitalismo. Por ali vale tudo, e a concentração do poder e da riqueza – estranhamente, costumam andar juntas – passou do partido para oligarcas e mamões. Daí a Polónia ser, apesar de tudo, melhor do que a regra.
Não estamos a convergir, não senhor. E ainda bem, pois lá não há sol, nem boa sardinha, nem vinho tinto bom e barato!
Não é por acaso que a Europa que vir para cá…
“Mas os países do Leste não ficam atrás. A corrupção do comunismo deu lugar à do capitalismo. Por ali vale tudo, e a concentração do poder e da riqueza – estranhamente, costumam andar juntas – passou do partido para oligarcas e mamões. Daí a Polónia ser, apesar de tudo, melhor do que a regra”
Ou seja corrupção por corrupção, era melhor terem ficado quietos… O povo é que é capaz de não concordar, agora que podem votar livremente, a expressão dos partidos comunistas/socialistas é marginal na Europa de leste.
Se são raros os países de leste que não ultrapassaram, logo se a Polónica estivesse “com a regra” já nos tinha ultrapassado antes como os outros.
A fraude da UGT (Torres Couto) foi para montes no Alentejo, BMWs, empresas fantasma ou foi mesmo para a rataria?
Atao ainda há esperança. Isto é que são boas notícias para começar o dia…
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/portugal-deixou-se-apanhar-pelos-paises-do-leste-europeu?ref=HP_DestaquesPrincipais
Pingback: Portugal Cada Vez Mais Na Cauda Da Europa: Os 10 Países Que Entraram Na União Europeia Em 2004 Estão Prestes A Utrapassar Portugal No PIB Per Capita – O Insurgente
Pingback: A Geringonça Deixou Portugal Melhor ou Pior Preparado Para Enfrentar Uma Crise? – O Insurgente