O ataque socialista ao Alojamento Local

“Government’s view of the economy could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it.” – R.Reagan

Foi hoje aprovado aumento do IRS do alojamento local em zonas de contenção. A tributação de uma parcela de 50% dos rendimentos de alojamentos locais, face aos anteriores 35% (que antes disso eram 15% no início da geringonça), situados em zonas de contenção foi hoje aprovada no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Nos entretantos…

6 pensamentos sobre “O ataque socialista ao Alojamento Local

  1. Não há ataque socialista nenhum ao AL. Há apenas a estimativa, a meu ver corretíssima, de que um proprietário de AL não gasta com esse AL mais do que 50% daquilo que recebe, se esse AL fôr numa zona de elevada procura.

    Uma coisa é aceitar-se o AL, outra totalmente diferente é permitir que os proprietários de AL não tenham os seus lucros tributados, tal como todos os restantes cidadãos e empresários.

  2. As zonas de contenção são zonas nas quais o AL tem elevada procura e elevada taxa de ocupação. Aquilo que os proprietários de AL nessas zonas têm a fazer é, simplesmente, criar uma empresa e passar a ter contabilidade organizada, e demonstrar ao Estado por A+B que lucram com a sua atividade menos de 50% daquilo que cobram. (Na demonstração podem utilizar diversas maroscas vulgares, como sejam incluir nos gastos da empresa refeições particulares em restaurantes ou portagens em autoestradas.)

  3. As pessoas só têm aquilo que merecem, que querem e pela qual votaram (até mais do que uma vez.) em maioria.
    Infelizmente, as minorias é que por norma sofrem as consequências que não merecem, não querem e na qual não votaram.

    É um dos problemas da democracia, que acaba muitas das vezes por se tornar uma ditadura dos interesses de uma maioria (que tem cada vez mais o incentivo económico para escolher determinadas opções que são benéficas para ela mas que são perniciosas para os outros e para a comunidade como um todo) sobre uma minoria que a sustenta.

  4. Filipe Bastos

    Alguma solução tem de haver para a mama excessiva de ‘investidores’, especuladores e senhorios. A habitação não é um luxo nem pode ser um mero investimento.

    Não será isto a solução: isto não resolve a falta de casas nas cidades, os preços absurdos ou a ganância dos senhorios. Tal como nos combustíveis, é apenas o governo a querer mamar também.

    Ainda assim, se desincentivar alguns não é mau de todo. Falta o resto: ir buscar casas desabitadas, taxar a sério segundas e terceiras casas, limitar preços e rendas, taxar e restringir o Airbnb e similares, etc.

  5. Ricardo

    Convém deixar claro que a citação é do Reagan, mas a referência é ao Congresso, na altura, como agora, dominado pela esquerda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.