Um Problema de Falta De Ambição E De Falta De Crescimento

A Comissão Europeia publicou há dois dias as suas previsões económicas de Outono de 2019 e para Portugal, as previsões de crescimento do PIB para 2019, 2020 e 2021 são respectivamente de 2,0%, 1,7% e 1,7%.

O partido socialista já veio publicamente congratular-se com estes números.

Este é o mesmo Partido Socialista que (fonte):

  1. Baseou toda a sua campanha eleitoral em 2015 afirmando que seria possível crescer 2,6% ao ano.
  2. Previa o crescimento económico liderado por um governo PSD-CDS de “apenas” 1,7% – o mesmo valor que a comissão europeia prevê para 2020 e 2021.
  3. No seu programa macro-económico, ainda antes de se conhecer esta conjuntura económica extremamente favorável e sem a alteração de metodologia do cálculo do PIB, previa um crescimento económico de 2,4% em 2019.

Qual é no entanto o grande problema que eu observo nestas declarações do Partido Socialista, que rapidamente virá a dizer que estamos a crescer acima da média Europeia – fruto dos crescimentos económicos anémicos registados pelas maiores economias e pelos países mais ricos da Europa (Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Itália e Reino Unido)? É a sua resignação e a sua grande falta de ambição. O Partido Socialista está contente com estes números, que ainda por cima são um resultado não das políticas económicas do PS, mas sim da conjuntura extremamente favorável que o país atravessa. Muito em breve, Portugal será o país mais pobre da Europa.

Numa altura em que o resto do mundo cresce a 3% ao ano, e em que os países Europeus comparáveis a Portugal crescem a ritmos substancialmente maiores, Portugal está satisfeito com valores abaixo de 2%. E recorde-se, Portugal parte de um ponto de partida muito mais baixo. Logo, para se aproximar do resto da Europa, precisa de crescer sistematicamente bem mais.

Abaixo, coloco os gráficos da previsão de crescimento da Comissão Europeia para 2019, 2020 e 2021. Em 2019, existem quinze países a crescerem mais do que Portugal sendo que cinco crescem mais do dobro; e em 2020 e 2021 existem dezasseis países a crescerem mais do que Portugal.

Falta de crescimento e falta de ambição. Com os socialistas estamos condenados a mais vinte anos de estagnação e a sermos o país mais pobre da Europa.

Um pensamento sobre “Um Problema de Falta De Ambição E De Falta De Crescimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.