Um País, Dois Sistemas (Filhos e Enteados)

A constituição portuguesa dita que  “todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.” Todos? Nem todos. Os trabalhadores do sector público (que são financiados com os impostos do sector privado) têm um tratamento privilegiado injusto e injustificado.

O último benefício para os funcionários públicos? Prémios de assiduidade – imagine-se, premiar os trabalhadores por simplesmente comparecerem nos seus locais de trabalho.

Na tabela abaixo produzida pela Iniciativa Liberal, ainda falta um grande benefício que é da exclusividade dos funcionários públicos: os funcionários públicos não podem ser despedidos por mais incompetentes ou redundantes que sejam. O contribuinte está sempre disponível para pagar a ineficência do estado.

Leitura Complementar: Público vs. privado. A dispensa no primeiro dia de aulas dos filhos e outras 11 diferenças

Um pensamento sobre “Um País, Dois Sistemas (Filhos e Enteados)

  1. Presumo que pretende levar para a privada a situação atual dos funcionários públicos.
    Há outra coisa, os funcionário público pode ser despedido por incompetência ou outros justos motivos, o problema é que por norma a hierarquia não se incomoda por dois motivos: o trabalhador na escolha de quem ocupa o topo das chefias e de facto o dinheiro não é dele e por isso não se mexe e o outro fica por inércia.
    Na privada efetivamente não ocorre esta inércia, mas também têm de enfrentar os tribunais e muitas vezes têm de readmitir pois eram outros interesses que estavam em casa na cabeça do patronato, mesmo assim compreendo que este seja um dos elementos que mais pesam para muitos serem maus funcionários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.