Portugal Em 20 Anos

Partilho aqui uma imagem muito interesante da Pordata sobre um retrato de Portugal em 1999 e outro em 2018. Entre os factos apresentados, destaco o seguinte:

  1. O número de idosos por cada 100 jovems aumentou de 96 para 157 (um aumento de mais de 60% em 20 anos); e a tendência será para este rácio aumentar no curto-médio prazo (ver a pirâmide demográfica).
  2. O número de pensionistas em % da população passou de 33% para 40%; e a tendência será para aumentar no curto-médio prazo (ver abaixo a pirâmide demográfica).
  3. A taxa de desemprego registada em 2018 era 2,6% maior do que a taxa de desemprego que se registava em 1999.
  4. A dívida pública em % do PIB passou de 55% para 122% – tendo mais do que duplicado neste período.
  5. O crescimento económico registado no período de 20 anos é de apenas 16%, o que equivale a um crescimento anual nestes 20 anos de uns míseros 0,75% ao ano.

Para complementar o quadro acima, coloco a pirâmide demográfica da população Portuguesa retirada daqui, e cuja forma faz lembrar tudo menos uma pirâmide. Um simples olhar para o gráfico faz com que uma pessoa se aperceba dos enormes desafios com que nos teremos que deparar no curto-médio prazo.

5 pensamentos sobre “Portugal Em 20 Anos

  1. Está a colocar coisas que não interessam aos jornalistas.

    O que interessa aos jornalistas é provocarem mais uma fome Marxista. Veja-se como construiram a Greta.

    Vai ter que contar com força mediática para a desindustrialização em larga escala, aumento dos custos de energia e tentativa de acabar com a pecuária na Europa.

  2. ATAV

    Resumo do post para os mais preguiçosos:

    O “Socialismo” envelheceu a nossa população, deu cabo de Portugal e o nosso sistema de pensões ficou insustentável. Portanto temos que privatizar a Segurança Social para garantir que ainda recebemos alguma coisa no futuro.

    Claro que não refere que aquilo que está tentar defender de forma sub-reptícia já foi feito no Chile. E qual foi o resultado? Os pensionistas recebem ainda menos do se fosse um sistema de pensões público porque as seguradoras e o bancos aproveitam as assimetrias de informação para extrair comissões gigantescas às contribuições das pessoas.

    Quer pensionistas ainda mais miseráveis? Vote Iniciativa Liberal!

  3. André Miguel

    Não são desafios, o que aí vem é o resultado natural (e merecido) de políticas socialistas e das escolhas de um povo ignorante.
    Há muito que digo que a bomba demográfica vai arrasar Portugal. E ninguém questiona as causas e consequências de um milhão de portugueses emigrarem na última década…

  4. Não se chateiem. O Mundo vai acabar por causa do aquecimento global em 2000, 2012, 2013, 2017, 2019, 2030 e 2050. Foi-nos garantido isto com 95% de consenso entre os cientistas e a ciência já está estabelecida.

    Não sejam burros: comprem uma casa que não podem pagar com um empréstimo durante quarenta anos. Que não vão pagar. Vivam hoje à grande, que a abadessa profetiza messiânica Greta Tuna-bagas já disse que não passa da adolescência.

  5. André Miguel,

    «E ninguém questiona as causas e consequências de um milhão de portugueses emigrarem na última década…»

    A emigração permanente anda algo por cima dos trezentos mil.

    QUando eu emigrar, vou levar a Clara. A minha cadela Serra da Estrela. Diz-se que nos paraísos socialistas — China, Coreia do Norte, Venezuela — os costumes diminuem severamente a sua expectativa de vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.