Que nos interessa se Greta é doente?

1-ClimateStrike_092019_Nigro_AZ0A6825-750x500

As teorias sobre os supostos problemas mentais de Greta Thunberg, às quais se acrescem sucessivas demonstrações de condescendência perante uma ”criança de 16 anos” – idade na qual muitos pensam melhor que, say, André Silva – pouco acrescentam à explicação do fenómeno que corre em veias mais fundas e que precisava apenas de uma desculpa para se manifestar: uma certa culpa burguesa, vazia e amarga, perante a abundância, um mundo em transformação e uma imensa incerteza relativamente ao futuro é agora preenchida por uma causa milenarista e apocalíptica para a qual todos podemos, mais uma vez, mover-nos enquanto espécie.

Um olhar de relance para as reivindicações destes ”meros” estudantes, organizados pelo mundo fora a sensibilizar os povos, dá-nos uma fotografia bem clara do que procuram estes jovens, que pouco tem que ver com as alterações climáticas.

Trata-se de recalibrar toda a sociedade em função do Estado e das suas prioridades – as destes ”meros” estudantes – com a agenda climática à cabeça, matando o comércio, forçando populações urbanas a tornar à agricultura, acabando com a mobilidade internacional e com todas as formas e sinais de abundância civilizacional alguma, montando, agora sim, uma economia de guerra voltada contra o Clima; esse é o significado do ”Green New Deal”, que mais não é do que uma repetição dos excessos autoritários da primeira metade do século passado, dos quais Roosevelt não é nenhum inocente.

A agenda está aí. Estes ”meros” estudantes ”autistas”, ”birrentos” e ”chorões” sabem muito bem aquilo que querem, e sabem muito bem o que significam os ”Estados de Emergência” enquanto atentados à liberdade que tendem a prolongar-se para bel-prazer de tiranos.

Tal como os seus rivais na extrema-direita, são mais um grupelho enfadado com a democracia liberal, com as liberdades económicas, cívicas e sociais e com a tremenda, horrenda ideia de que vivemos num mundo onde, cada vez mais, não podemos decretar pela lei a mudança ou o seu fim.

Eles estão-se nas tintas para o clima. O que há para fazer sobre o combate às alterações climáticas e pela mitigação dos seus efeitos não passa, como não pode passar, pelo fim da liberdade.

E se chegarmos à conclusão de que passa por aí, então deixará de valer a pena.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Que nos interessa se Greta é doente?

  1. O problema é exactamente proibirem e condicionarem a minha opção ou opções. Liberalizar tretas de esquerda, por mim, é inóquo. Agora proibir tretas de esquerda ou direita, sou contra. Não se pode proibir uma pessoa de comer um bife, ou proibir o carro porque é velho, ou proibir o gasóleo, ou os plásticos.

    Mas eu sei bem a alternativa, em vez de proibir, taxar. Esse é o objectivo.

  2. ATAV

    “A agenda está aí. Estes ”meros” estudantes ”autistas”, ”birrentos” e ”chorões” sabem muito bem aquilo que querem, e sabem muito bem o que significam os ”Estados de Emergência” enquanto atentados à liberdade que tendem a prolongar-se para bel-prazer de tiranos.”

    O ataque soez a uma rapariga de 16 anos instrumentalizando a doença dela é horrendo! O autor não passa de um caceteiro rastejante e devia ter vergonha na cara. E chamá-la de tirano é desonroso. É raro ver alguém descer tão baixo!

    “…esse é o significado do ”Green New Deal”, que mais não é do que uma repetição dos excessos autoritários da primeira metade do século passado, dos quais Roosevelt não é nenhum inocente.”

    O Roosevelt combateu extremistas e promoveu a democracia. Dizer que ele é parcialmente responsável pela ascensão da União Soviética, do Nazismo e Fascismo é patético. E que tal abrir um livro de história de vez em quando? Odeia assim tanto o “New Deal” que anda a propagar teorias da conspiração?

    “Eles estão-se nas tintas para o clima. O que há para fazer sobre o combate às alterações climáticas e pela mitigação dos seus efeitos não passa, como não pode passar, pelo fim da liberdade.”

    Conclusão ridícula! Claro que é preciso limitar a liberdade. A liberdade dos poluidores poluírem.

    “E se chegarmos à conclusão de que passa por aí, então deixará de valer a pena.”

    Conclusão: Não fazer pevas relativamente à questão do clima.

    Mesmo assim este texto é melhor do que eu estava à espera! Achava que vinha aí um longo texto de negação das alterações climáticas. Já não é mau…

  3. JMS

    Fiquei perfeitamente assustado com a “prestação” dessa tal Greta.

    O exalar de ódio dessa personagem só consegue comparar-se com as “prestações” da Catarina Martins. E se calhar é melhor actriz.

    Só estranhei a falta de agradecimento ao Soros e aos Gates no final desta treta climática.

    Porque é duma treta que se trata.

  4. Oscar Maximo

    Em vez de atacarem a Greta, é preferível atacarem Costa e outros mistificadores globais, sobre a nova treta da neutralidade carbónica. As plantas, ou animais, ou mares, absorvem CO2, libertam, absorvem, libertam, nascem e morrem, vivem em ciclo, ou têm limites de absorção, como os mares. Os humanos, chupam precursores CO2 a milhares de metros abaixo do solo e lançam o CO2 na atmosfera. Como é que pode haver equilíbrio ou compensação entre estes dois fenómenos ? Não pode, trata-se de vigarice.
    O equilíbrio só existe esquecendo o segundo !

  5. ATAV

    Oscar Máximo

    Ah! Finalmente! Estava a ver quando é que aparecia um negacionista do clima. Demorou mais do que eu estava à espera…

  6. “Eles estão-se nas tintas para o clima. O que há para fazer sobre o combate às alterações climáticas e pela mitigação dos seus efeitos não passa, como não pode passar, pelo fim da liberdade.” — importa-se que exerça a minha liberdade de despejar o meu lixo na sua casa?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.