Iniciativa Liberal: A Alternativa ao Socialismo é o Liberalismo

Os Portugueses não conseguirão imaginar outra realidade que não o socialismo, uma vez que é a única experiência que viveram nestes 45 anos de democracia. Nestes 45 anos, o país passou por três bancarrotas (fonte); em termos de desenvolvimento económico está em vias de se tornar no quinto país mais pobre da União Europeia (fonte); e os portugueses trabalham quase meio ano para o estado apenas para pagarem impostos (fonte).

Portugal é dos estados mais centralizados da Europa (fonte); assistimos a um nível de corrupção e de nepotismo sem precedentes; e o estado intromete-se  cada vez mais em todos os aspectos da vida dos cidadãos.

O trabalho e o empreendedorismo são desencorajados pelas altas taxas de imposto, pela elevada burocracia e pela lentidão do funcionamento da justiça. Enriquecer em Portugal através do mérito do trabalho, engenho e risco de cada um, além de ser algo extremamente difícil é visto como algo de mau. A principal preocupação dos políticos não é a criação de riqueza, mas sim a distribuição da riqueza produzida (como uma quadrilha a dividir o saque).

O caminho do socialismo é o caminho da escravidão e do empobrecimento. A alternativa ao socialismo é o liberalismo. Só através do liberalismo é possível realizar todo o potencial de cada ser humano, e está mais que demonstrado que políticas liberais se traduzem em maior desenvolvimento humano e económico (ver aqui).

Assim, foi com grande satisfação que participei hoje no Porto no evento de apresentação do programa da Iniciativa Liberal, presidido pelo Carlos Guimarães Pinto. Pela primeira vez em 45 anos de democracia, teremos como opção no boletim de voto, um partido assumidamente liberal e com um programa eleitoral assumidamente liberal também – um facto só por si assinalável.

Aproveito então para partilhar e dar a conhecer aos leitores deste blogue o programa eleitoral da Iniciativa Liberal:

12 pensamentos sobre “Iniciativa Liberal: A Alternativa ao Socialismo é o Liberalismo

  1. “Enriquecer em Portugal através do mérito do trabalho, engenho e risco de cada um, além de ser algo extremamente difícil é visto como algo de mau. ”

    Com os salários que se pagam por aqui posso acrescentar que enriquecer através do mérito do trabalho é virtualmente impossível.

  2. Liberal com os pés assentes na terra.

    ADSE para todos? É um seguro dos trabalhadores do Estado. Isto é populismo básico. Porque não cheque saúde?
    Extinção ou concessão de múltiplas entidades estatais.Quais e porquê?
    Votei IL nas europeias.Duvido que vote a votar.
    Ao menos aprendam com o bloco e o PAN. Ideias fortes e claras para ganhar visibilidade. Não queiram dar passos maiores que a perna.

  3. Sérgio Gonçalves

    Onde está “A principal preocupação dos políticos não é a criação de riqueza, mas sim a distribuição da riqueza produzida (como uma quadrilha a dividir o saque).” deveria estar “A principal preocupação dos portugueses não é a criação de riqueza, mas sim a distribuição da riqueza produzida (como uma quadrilha a dividir o saque).”

    E é isto. Não são os políticos que são socialistas (até porque estes são capazes de tudo para manter o seu tacho), é o povo português que o é. Não sei se vem da religião ou do Salazar mas nós somos socialistas/comunistas até ao tutano e por inerência invejosos.

    Quando o PAN tem as mesmas intenções de voto do CDS está tudo dito sobre o que os portugues pretendem para o seu país. Querem um país onde não se podem matar animais domésticos abandonados mas onde a eutanásia é vista como avanço civilizacional.

    A IL não conseguirá eleger nenhum deputado, só espero que consigam chegar às próximas eleições daqui a 3/4 anos.

  4. Filipe Bastos

    “Os Portugueses não conseguirão imaginar outra realidade que não o socialismo, uma vez que é a única experiência que viveram nestes 45 anos de democracia.”

    Socialismo é o controlo dos meios de produção e a gestão da sociedade pelos trabalhadores. Não há cá socialismo algum, nunca houve, nem esteve perto de haver.

    Mesmo que Cunhal tivesse triunfado sobre o Chulares na Fonte Luminosa, e o 25 de Novembro tivesse falhado, o PCP teria apenas implementado uma forma de capitalismo de Estado, tal como existiu na URSS ou na RDA.

    Claro que dá jeito à Direita pôr tudo no mesmo saco, tal como a Esquerda chama ‘neoliberal’ ou ‘fascista’ a qualquer cão ou gato, mas o facto é que Portugal é tão socialista como a Lua é feita de queijo.

    Somos governados pelos grandes mamões, com a Banca à cabeça, através dos seus fantoches pulhíticos, e estamos às ordens dos sacrossantos ‘mercados’, esse misto de casino e de oráculo, como qualquer outro país.

  5. STALENIN

    O programa desta extrema direita radical da IL é a pura e simples destruição de Portugal. De todos os partidos que se apresentam a votos, a IL é o mais perigoso de todos. Quem ler o programa deste partido constará de imediato o radicalismo das suas medidas, a demagogia das suas propostas e o perigo que representa para a nossa sociedade que, bem ou mal, ainda vai funcionando. Estamos longe – muito longe, felizmente! – de termos um Governo formado por estes radicais e fundamentalistas. Ainda assim, convém alertar para o perigo que representam. Desejam a desestruturação da sociedade, a destruição do Estado, a privatização de todas as esferas da vida pública, a mercadorização da vida e das relações. Portanto, o meu mais sincero desejo é que não elegem qualquer deputado. Estou convencido de que os portugueses votarão na responsabilidade e não no radicalismo.

    STALENIN

  6. Ainda há pessoas que perdem tempo a promover o anarco-populismo…
    Como se os portugueses não soubessem que, não havendo regulação do Estado, o povo tem que andar de pistola à cinta para defender o que é seu…

  7. Haha o povo é bruto por isso é preciso a violência socialista para o por na ordem diz o Manuel Vicente Galvão.

    Para o Stalenin também como de esperar a Liberdade é uma coisa má.

  8. Se o Stalenin, o qual não se importava de me cassar o direito de transformar cadeias de carbono e oxigénio em dióxido de carbono, execra com a sua prosa fedentinosa a Iniciativa Liberal, tenho a melhor recomendação para votar na Iniciativa Liberal.

    Tenho de lhe agradecer. Se a Iniciativa Liberal vai fazer algo que os comuburros não desejam ver feito, te ho a certeza de que não redundará em Miséria e Grilheta, a marca suprema de qualquer regime comunista ou socialista.

  9. Filipe Bastos,

    A União das Repúblicas *Socialistas* Soviéticas iria rebater os seus argumentos. Terá de se deslindar Om o seu herdeiro, o Lukasenko.

    A embaixada mais próxima é em Paris,França. Depois de se deslindar com eles, faça o favor de colocar cá o resumo do debate. Ficaria interessado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.