Campanhas? Sejam eficientes e não respondam aos ataques

Há uma semana, quando saiu a sondagem que disse que a Iniciativa Liberal tinha grandes hipóteses de eleger um deputado, o Carlos Guimarães Pinto, Presidente da IL, escreveu o seguinte:

O Carlos aqui teve tático político. Desde aí, na última semana, a IL recebeu ataques vindos de todos os lados. Desde críticas em colunas de opinião de diferentes jornais até memes, quer de gente do BE quer do Chega… alguém de quase todo o espectro político lançou alguma coisa.

Mas mais importante que tático político, o Carlos deu um conselho de um ponto de vista económico. O que está dito de forma indirecta no tweet é que é muito ineficiente em termos utilitários perder tempo a responder a estas pessoas. Tirando certas coisas mais graves onde convém desmentir/responder de imediato (ou casos em que vale a pena responder porque quem atacou é muito mediático) a maioria dos ataques deve ser ignorada. São ataques que vêm de pessoas que nunca irão votar na Iniciativa Liberal e, por isso, sobretudo faltando pouco tempo para as eleições, é um desperdício em termos de recursos responder. O tempo deve ser utilizado para convencer quem está na dúvida. Não para convencer quem já está convencido, nem para responder a quem nunca irá votar.

Depois de visto, parece algo óbvio. Mas é algo difícil de fazer sobretudo no mundo “instantâneo” das redes sociais, onde nem sempre é fácil racionalizar desta forma e tudo pede uma resposta. Acho que isto se aplica a outros partidos a meu ver. Boa sorte e bom trabalho a todos os que estão a ajudar nalguma campanha (não socialista, claro).

Resultado de imagem para quote churchill reach

Curiosamente, nunca tinha verificado se esta citação era verdadeira. Ao que parece, segundo este site:

“You will never reach your destination if you stop and throw stones to every dog that barks”. ✸ From a 1923 speech, but Churchill was quoting someone else. He preceded this by saying, “As someone said…” AZ also mangles the quote. Correctly: “As someone said, you will never get to the end of your journey if you stop to shy a stone at every dog that barks” (CBH 579).

Um pensamento sobre “Campanhas? Sejam eficientes e não respondam aos ataques

  1. Há uma semana […] saiu a sondagem que disse que a Iniciativa Liberal tinha grandes hipóteses de eleger um deputado

    Que sondagem foi essa? Não a vi. Pode o Bernardo dar referências para ela?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.