Esquema Em Pirâmide

Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.  – Wikipedia

A imagem acima foi retirada daqui.

7 pensamentos sobre “Esquema Em Pirâmide

  1. JP-A


    Tenho de memória que o Guterres, o Ferro e o Vieira tinham feito uma reforma da segurança social “para 100 anos” há quase 20 anos. Aliás, esse tal de Ferro depois de aterrar no ministério e lá estar há apenas uns poucos meses disse que já estava tudo resolvido. Que pena o aquecimento global ter estourado tudo mais o Banif!

  2. ATAV

    Para o pessoal daqui a Segurança Social é um esquema em pirâmide e é insustentável, portanto mais vale privatizar. Aparentemente pôr o sistema financeiro a ganhar comissões chorudas nas contribuições das pessoas é “sustentabilidade”.

    Privatizar significa pensões ainda mais baixas ou não existentes para a maioria dos idosos por causa das comissões do sistema financeiro ou no caso de quedas do mercado.

    E é de uma enorme desonestidade intelectual por motivos ideológico visto que o envelhecimento da população significa pensões mais baixas para os futuros pensionistas num sistema público ou privado.

  3. ATAV

    Para o pessoal daqui a Segurança Social é um esquema em pirâmide e é insustentável, portanto mais vale privatizar. Aparentemente pôr o sistema financeiro a ganhar comissões chorudas nas contribuições das pessoas é “sustentabilidade”.

    Privatizar significa pensões ainda mais baixas ou não existentes para a maioria dos idosos por causa das comissões do sistema financeiro ou no caso de quedas do mercado.

    E é de uma desonestidade intelectual imensa por motivos ideológico visto que o envelhecimento da população significa pensões mais baixas para os futuros pensionistas num sistema público ou privado.

  4. A Segurança Social depende tanto da SAÍDA de pessoas do sistema como da sua entrada no sistema. Para que a Segurança Social funcione é preciso rotatividade – que novos trabalhadores entrem, mas também que os atuais pensionistas morram. Não há, ao contrário do que acontece num esquema de Ponzi, somente a entrada de novos participantes – a saída dos atuais participantes também é crucial.
    Toda a economia financeira está cheia de modelos que necessitam da constante entrada de novos participantes. Por exemplo, o mercado acionista e o mercado imobiliário só sobem de valor se houver uma constante entrada de novos participantes (e, portanto, de mais dinheiro). E nem por isso são classificados como esquemas de Ponzi…

  5. JP-A

    Outro esquema em pirâmide insustentável sobre o qual vai ser interessante verificar quanto tempo mais é que a justiça e a pseudo-presidência vão observar assobiando:

    “Con el clan César, sube a 48 el número de cuñados, esposas, primos y demás enchufados en uno u otro puesto de la Administración socialista, tanto en su estructura nacional como en la del archipiélago de las Azores.”

    São só quarenta e oito.

  6. AB

    Desde que comecei a descontar já houve não sei quantas fórmulas para calcular a reforma, e em geral são fórmulas de subtraír. O que estou a perceber é que quando chegar a minha vez tenho 100 anos e recebo 1/10 do menor salário da minha carreira, não ajustado à inflacção.
    Digam logo que não há nada para ninguém, ou melhor, acabem com este logro e deixem-me ficar com o dinheiro dos descontos. Do modo como está o sistema é um roubo, não tem outro nome.

  7. Nuno

    2038?! Então ainda temos uns excelentes 19 anos de debates ideológicos com inúmeras alusões a “exploração”, ao “capital”, etc. Daqui por 18.5 anos, em pânico, aumentaremos a idade da reforma para os 75 e com as transferências do orçamento de Estado que forem precisas para manter a SS à tona. Toda a gente sabe que o país vive para servir a SS, e não a SS serve para o país viver. Desde que seja pública está bem.
    Nessa altura, com a população envelhecida e diminuída e os jovens que cá restarem esmagados por impostos, sendo dos últimos países com esta relíquia intacta, começaremos a ponderar a mudança. Já será tarde. Se calhar já é.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.