Geringonça Aplica a Maior Carga Fiscal da Década, do Século e do Milénio!

Quando a geringonça diz que vira uma página de austeridade o quer dizer é que chegou uma página de austeridade maior.

Ora bem. Em 2017 a carga fiscal atingiu um novo máximo histórico – desde que o INE mantem registos a partir de 1995 – de 34,7% do PIB (fonte):

No ano seguinte, em 2018, a carga fiscal voltou a quebrar o recorde do ano anterior fixando nos 35,4% do PIB (fonte):

Seguindo esta tendência, consegue o leitor imaginar como será o valor da carga fiscal em 2019?

Anúncios

13 pensamentos sobre “Geringonça Aplica a Maior Carga Fiscal da Década, do Século e do Milénio!

  1. Jose Dimas

    Esclarecimento: estou cá desde as primeiras eleições livres e nunca, nunca votei no PS, portanto não sou do PS, não tenho nada a ver com tal partido.
    Mas gostava que alguém me explicasse:
    A subida do emprego e do turismo, a melhoria da economia em geral, os aumentos de salários e das reformas, algum sucesso na cobrança de muitos impostos que antes não se pagavam, tudo isto não redundará num inevitável aumento de receitas fiscais? Em condições idênticas não aconteceria o mesmo , no Surinami, na Cochichina ou em Marte?

  2. Manuel Assis Teixeira

    É muito impressionante como é que a oposiçao à direita não aproveita para fazer uma barreira de fogo sobre o governo ! Estamos perante um cada vez maior colossal embuste, mas aparentemente não se passa nada! É insuportavel cada vez mais insuportavel ouvir o Costa a mentir sem que nenhum jornalista verdadeiramente o confronte. Todos muito macios! É cada vez mais insuportavel ver e ouvir o Ministro das Finanças muito deslumbrado consigo mesmo, a subverter a verdade, quando na verdade o que fez foi com uma conjuntura favoravel como nunca, cativar, cativar cativar e aumentar a carga fiscal como nunca se viu e degradar os mais importantes serviços publicos a um nivel nunca visto! Será possivel que esta maltosa continue a mentir e não seja castigada nas urnas? Claro que olhamos para oposiçao com os Rios as Cristas e os Santanas e ficamos preocupados, muito preocupados!

  3. Jose Dimas

    Retiro o que acabei de dizer, porque acabo de ver publicado o meu primeiro comentário, que tinha desaparecido.
    As minhas desculpas.

  4. JP-A

    Este deve ser o único país da Europa onde o défice da balança comercial não tem qualquer significado com indicador do estado da economia e onde nenhum jornalista incomoda o ministro com os números. E deve ser o único país do mundo onde um gestor de empresas de transportes é confrontado com os casos de famílias que deixam de pagar 300€ por mês para pagar apenas 1/4 desse valor e se manifestam muito contentes porque assim vão ter mais clientes, mais motoristas, mais autocarros e mais investimento. Há buracos colossais no investimento em hospitais que terão de ser cobertos a breve prazo? Barcos? Comboios? Adia-se o pagamento da dívida para 2030, bate-se palmas e na notícia seguinte anuncia-se que o governo vai adiantar pagamentos de dívida à UE sem que o apresentador se parta a rir. Não interessa. Os porcos comem tudo e até merda! As análises simplórias e extasiadas aos resultados por parte de alegados economistas são a brutalidade na simplicidade. Há mais silêncio para além do défice!

  5. Rão Arques

    Tenho um amigo na desgraça quee não sofre do mal do défice.
    Não tem emprego, não ganha para comer e pagar impostos.
    Está no saldo zero mas tem alguma vergonha.
    Coisa que falta a impostores e impingidos.

  6. AB

    O Dr. Centeno disse hoje que não foram preciso milagres para reduzir o défice. E não foram, bastou aumentar os impostos. O que qualquer idiota sabe fazer.
    Gerir um orçamento rentabilizando ao máximo a despesa em relação ao que se ganha é algo que qualquer pessoa normal sabe fazer, toda a gente tem de fazer esse exercício mensalmente na sua casa – usa-se menos carro, compra-se só o essencial, aproveitam-se saldos e promoções, repara-se em vez de comprar novo, adia-se o que se pode adiar.
    Toda a gente sabe como gerir um orçamento menos os idiotas que nos têm calhado em ministros das Finanças. Esses só sabem tirar. É uma incompetência que não lhes custa nada e custa muito ao país e ao povo. Este veio de Harvard e vai para o Eurogrupo sem fazer nada de jeito. E nós cá ficamos a pagar o “brilharete”.

  7. Ricardo

    O grande problema é que a generalidade dos jornalistas (não todos… mas são poucos os que escapam) estão ao serviço dos suças, e moldam as notícias de forma a fazer estes incompetentes no giv parcer uns génios.

  8. Olympus Mons

    Quando eu digo que os Libertarians, os iniciativa liberal, ou outro movimento qualquer do mesmo cariz são nada mais do que pólvora seca embrulhada num discurso, numa narrativa que eu, pela minha parte, luto verdadeiramente para perceber, não é um exagero.
    Para ser ainda mais claro, são sempre como aquele libertarian candidato americano que de repente diz, Aleppo? Quem é esse?

    Deixem ver se entendo, a iniciativa liberal, que é um partido, acha que dizer a um pais de 700 mil funcionários públicos, 4 milhões de pessoas a receber fundos do estado (pensões de velhice, aposentação, reforma, invalidez ou sobrevivência etc.), onde 65% dos contribuintes não pagam IRS (por isso acham que não pagam impostos, pelo menos muitos)… que a carga fiscal é muito elevada, resulta?! , É assim que se vai explicar as vantagens do liberalismo económico? .

    Deus, ou o Aliança, nos salve, porque psicologicamente há qualquer coisa errada com vocês libertarians. Vocês literalmente não deixam o tico falar com o teco.

  9. Aqui os iluminados conseguem opinar contra os técnicos portugueses que ocupam altos cargos em Bruxelas, a pedido de Bruxelas. São iluminados! está tudo dito…

    O pior é que, quando estão no Poder, ninguém de lá os convida. São bons demais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.