A Comissão Europeia actualizou hoje as suas previsões económicas em relação a 2019. E o que se conclui é que:
- Nem facto do governo de Passos Coelho (PSD/CDS) ter sido obrigado a executar um duro programa de ajustamento solicitado, negociado e assinado pelo governo do PS na altura liderado por José Socrates;
- Nem o genial plano macro-económico de 2015 elaborado pelos
sábiosgénios do PS sob a liderança do Doutor Mário Centeno e que previa um crescimento médio de 2,7% ao ano para toda a legislatura; - Nem o facto da legislatura da geringonça ter tido uma das conjunturas mais favoráveis de que tenho memória (juros historicamente baixo, preço do petróleo baixo, o boom do turismo, crescimento generalizado dos parceiros económicos);
- Nem o facto da página da austeridade ter sido sucessivamente virada…
…conseguiram impedir a realidade que o governo da geringonça irá terminar a sua legislatura em 2019 a crescer apenas 1,7%, abaixo do crescimento registado em 2015 de 1,8%, o último ano da legislatura do governo PSD/CDS liderado então por Passos Coelho.
Os crescimentos previstos quer para 2019 quer para 2020 publicados hoje pela Comissão Europeia, colocam mais uma vez Portugal do lado errado do ranking, bem na cauda do crescimento a nível europeu e abaixo de vários países comparáveis com Portugal. Em breve, Portugal será o quinto país mais pobre da União Europeia.
Se houvesse uma oposiçao decente e activa já estavam a ” martelar” no assunto e nas declarações recentes do Costa que seráficamente começou a pedir contenção! Há que desmascarar este governo que alem de fraca oposição tem muito boa imprensa
Socialismo no seu melhor. E depois a maquina da propaganda:
http://visao.sapo.pt/exame/2019-02-07-Portugal-volta-a-crescer-acima-da-media-da-Zona-Euro-por-varios-anos
Exactamente. Boa imprensa! Imprensa que distorce as noticias ao sabor do que serve a esquerdalha e o governo! A mençao de JAN é a melhor prova! Aliás a Visão cheia de apaniguados bloco/ socialistas é uma das maquinas de branqueamento de serviço
Não só a Visão mas também a RTP repete a cartilha: “Crescimento acima de média da Zona Euro”, note-se o “Zona Euro” para a diferença ser ainda maior, cerca de 1,3%.
Facto é que Marcelo não passa de um tarefeiro andrajoso e desentupido porta-voz de Costa.
Nem é preciso a oposição falar muito, os resultados estão à vista. É deixar o Costa continuar a arder em lume brando.
Grande parte do crescimento foi impulsionado pelo turismo e isto foi chão que já deu uvas, mas em Portugal ninguém fala no assunto:
https://www.elperiodico.com/es/economia/20190117/desaceleracion-turismo-continuara-2019-7251254
https://www.elperiodico.com/es/economia/20180902/el-turismo-se-estanca-en-espana-por-la-recuperacion-de-la-competencia-7012230
O estouro da geringonça vai ser épico.
André Miguel, vai ser épico mas lá vamos ter de pagar mais esta festa socialista. Andamos a pagar à esquerda para nos arruinar desde o 25 de Abril porra!
AB,
Quando vierem com cortes e subidas de impostos façamos desobediência civil, já chega de sermos sempre os mesmos a “pagar o pato”.
Extingam institutos, fundações, observatórios e todo sem fim de empresas públicas, privatizem tudo, reduzam deputados, gabinetes, ministérios, Câmaras Municipais, coloquem um tecto nas reformas, vendam a frota do Estado e património imobiliário, acabem com as regalarias, subsídios, façam o pino, pintem-se de amarelo, façam como bem entenderem, mas nem mais um cêntimo deveríamos pagar.
Há muito que ultrapassámos o limite do nosso esforço fiscal, é impossível isto ter futuro com a carga fiscal pornográfica e uma máquina tributária trituradora que temos! É impossível! Os salários, o investimento, a criação de emprego jamais irão crescer com o actual quadro. Crescerá apenas a dívida e pobreza.
Somos um país assim tão burro e anestesiado que não vemos o óbvio??
Não é só a Visão que dá a notícia num tom altamente favorável ao governo, a RTP fez o mesmo e o Público também.
Que me interessa a mim que Portugal cresça mais do que a média, se a média está fortemente influenciada para baixo pelo fraco crescimento da Alemanha, da Itália e doutros países que estão muito à nossa frente. O que a mim me interessa é que crescemos menos do que a Espanha, e muito menos do que os países de Leste, e muitíssimo menos do que a Irlanda (que se espera cresça quase 7%!), e até menos do que a Grécia, que está como nós sabemos.
Por este caminho estamos lixados.
André Miguel, esse era o programa do memorando assinado pelo PS, mas o TC chumbou tudo. Nunca mais ouvi falar deles diga-se de passagem.
O FMI e a UE ditaram um ajustamento por corte da despesa, não por aumento de impostos. Com o TC a dizer que não senhor, que os direitos dos trabalhadores (públicos) são invioláveis mesmo sem dinheiro, Gaspar não teve outra solução senão aumentar impostos.
Agora depois deste descalabro nem sei. Provavelmente só nos emprestam dinheiro se mudarmos a Constituição e se eliminarmos o TC.
Só fui eu que reparei que o cescimento da economia previsto pelo PSD durante a legislatura era inferior ao efectivamente obtido pela geringonça? Eu leio os comentários a este post e fico com a impressão que os comentadores preferiam ter menor crescimento económico desde que fossem outros a mandar…
Aí Costa , Costa.
É como.ei já disse. Por pouco acaba a legislatura da propaganda a tremer das pernas.
Atav, a linha laranja é a previsão do PS caso o governo 2015-19 fosse da Paf.
“Provavelmente só nos emprestam dinheiro se mudarmos a Constituição e se eliminarmos o TC.”
Isso é o que nós deveriamos ter exigido na altura em vez de permitirmos o brutal aumento de impostos!
Esperemos que pelo menos a UE tenha aprendido a lição.
O Fascismo foi chão que deu uvas.
Vão ter de pagar muita coisa mais, para que as coisa se equilibrem e o país deixe deixe de ser classificado o mais pobre da Europa.
Convém lembrar que; se não fosse o Governo PAF, que roubou e vendeu tudo que havia de riqueza em Portugal, não teria-mos agora essa classificação!