Infelizmente, Portugal encontra-se sempre do lado errado dos rankings… …e apesar das sucessivas viragens de páginas e mais páginas da austeridade, Portugal irá figurar brevemente na quinta posição do ranking dos países mais pobres da União Europeia (fonte).
Numa parte da nota, assinada por Pedro Braz Teixeira, o Fórum [para a Competitividade] recorda que “entre 2000 e 2018, a generalidade dos novos Estados-membros da UE [União Europeia] conseguiu uma convergência notável com a média europeia”.
O organismo destaca os casos da Lituânia, cujo “rendimento por habitante mais do que duplicou em termos relativos (de 40% para 81% da média da UE), da Letónia (de 37% para 68%) e da Roménia (de 33% para 61%).
“Em total e flagrante contraste com o bom comportamento de todos estes países, Portugal teve um desempenho oposto, de clara divergência, tendo baixado de um rendimento que era, em 2000, 84% da média europeia, para apenas 74% em 2018”, criticou o Fórum.
A mesma nota realçou ainda que, face a este desempenho, Portugal foi ultrapassado por seis países. “Estónia, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, República Checa e Malta. A estes, devem-se acrescentar outros dois, a Hungria e a Polónia, ambos com um rendimento 73% da média, que nos poderão ultrapassar já em 2019. A Letónia, com a sua formidável evolução, também não deve ter de esperar muito para nos suplantar. Ficaríamos então o quinto país mais pobre da UE”, lamentou a entidade.
O Fórum notou ainda que “entre 2000 e 2018, Portugal recebeu enormes recursos em fundos europeus, mais de 79 mil milhões de euros”, valores que tinham como objetivo ajudar na convergência.
Nem a quantidade gigantesca de fundos europeus, nem o enorme crescimento da dívida pública (que coloca Portugal como o sexto país mais endividado do mundo – e mais uma vez do lado errado do ranking) permitiu a que Portugal se aproximasse da média do rendimento per capita da União Europeia. Como alguém disse: Insanidade é continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Ranking IDH (HDI) das nacões unidas em 2001
16 Áustria
17 França
18 Alemanha
19 Espanha
20 Nova Zelândia
21 Itália
22 Israel
23 Portugal
24 Grécia
25 Chipre
e em 2018….
37 Catar
38 Eslováquia
39 Brunei
39 Arábia Saudita
41 Letónia
41 Portugal
43 Bahrain
44 Chile
45 Hungria
46 Croácia
47 Argentina
48 Omã
49 Rússia
50 Montenegro
51 Bulgária
Shiuuu. Pouco barulho. cada um tem aquilo que constrói.
IDH é indice de desenvolvimento Humano das nações unidas.
O socialismo destrói! Este país foi governado quase sempre por socialistas. É como em Espanha .. quando sobem ao poder destroçam tudo.
Cada um só tem o que merece. Vota PS.
Curiosamente, o recorte que o João Cortez publicou indica como autoria da notícia “Jornal Económico com Lusa” – mas eu vou ao portal da Lusa e não encontro sequer um suspiro sobre isto. Eu admirava-me muito que o amiguinho Nicolau-ouçam-baptista-da-silva deixasse uma peça deste teor à vista desarmada no seu site de propaganda…
Pingback: Geringonça Termina a Legislatura em 2019 a Crescer Menos Do Que o Governo de Passos Coelho em 2015 – O Insurgente
FAKE NEWS.
FAKE NEWS
O dinheiro, aparece sempre nas mãos dos que são contra os socialistas e contra as greves dos trabalhadores, que reivindicam um salário digno e um teto para o salário máximo.
Não percebo, como é que conclui que os socialistas destruíram o país.