Caixa: o Banco é de todos, a culpa de ninguém ?!

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

FASE 1

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reconheceu perdas de quase 1.200 milhões de euros num conjunto de 46 financiamentos de risco, concedidos entre 2000 e 2015. Sucessivas administrações do banco público aprovaram operações de crédito a grandes devedores sem que fossem cumpridas regras de concessão de crédito e sem qualquer justificação adicional.

Para além disso, sabemos que os administradores da Caixa receberam bónus e “voto de confiança” mesmo com resultados negativos. O que nos mostra que não era o mérito que comandava a gestão do banco, mas sim “outros factores”.

FASE 2

A somar a isto também já era público que entre 2010 e 2016, a Caixa registou imparidades totais de aproximadamente 6,6 mil milhões de euros (mais de 4.500 milhões corresponde a imparidades de crédito e quase 2 mil milhões resultaram de perdas reconhecidas sobretudo em participações financeiras).
FASE 3

Em 2017, a Caixa foi recapitalizada em cerca de 4 Mil milhões de euros vindos dos nossos impostos, cerca de 2% do PIB (que mais uns instrumentos e alguma dívida ascende a cerca de 5 mil milhões de recapitalização). A Caixa apenas trouxe custos brutais aos pagadores de impostos, sendo a sua função de “estabilidade do sistema” apenas uma bandeira para evitar a sua privatização e assim poder continuar a funcionar como um instrumento de poder político para financiamento de uma elite empresarial amiga, sem garantias e com muitos riscos. É preciso separar o Estado dos negócios. Quanto mais o Estado interfere na economia, mais clientelismo e corrupção teremos.

É de recordar ainda que foi contra a vontade do governo PS e dos partidos que o apoiam (PCP e BE) que se iniciou a Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos. Iniciada a comissão, os partidos da Geringonça fizeram os possíveis para limitar o período e o âmbito da análise. No entanto, agora estes mesmos querem mostrar-se como reis da transparência.

Anúncios

11 pensamentos sobre “Caixa: o Banco é de todos, a culpa de ninguém ?!

  1. Andre Miguel

    Todo o regime meteu a mão no pote, por isso todos fazem os possíveis por esconder. Quando é que os portugueses percebem que foram roubados nesta história?! ROUBADOS. Ninguem se indigna, ninguém reclama… continuamos na paz do senhor costa. Até quando?!

  2. Perigoso Neoliberal

    Talvez na quarta bancarrota sejam obrigados a privatizar essa porcaria. Não que eu acredite nisso. Mais cedo vendem a mãe do que o banco…

  3. Sir Humphrey Appleby disse, num dos primeiros episódios do Yes Minister, que a Inglaterra queria sabotar a CEE – e por isso tinha de estar nela para fazer esse trabalhinho a partir de dentro. A Esquerda, que se quer fingir adepta da transparência, e para isso “pretende” nova comissão de inquérito, tem igual objectivo: estar lá dentro para a controlar.

  4. A. R

    Excelente. A corrupção na Banca começou com a nacionalização da banca: os mariachi, sobretudo socialistas lá colocados depois do golpe de estado de 1974, nunca arredaram pés de lá.
    Vara então especializou-se em mandar a banca abaixo.

  5. “Talvez na quarta bancarrota sejam obrigados a privatizar essa porcaria. ”

    Qual é a vantagem se também pagamos os disparates dos bancos privados?

  6. A. R

    E quem foi Presidente do BdP entre 2000 e 2010 que estafou ainda 200 toneladas de ouro da “pesada herança”?

  7. JP-A

    Havia lá melhor altura para para o governo atrasar para 2028 o pagameno de 700 milhões de dívida? Está tudo bem, não está?

  8. Tenho a dizer que os cartazes da IL estão muito bonzinhos.

    Deixo até uma sugestão: “Votem em nós, ainda não temos ladrões no historial.”

    (O “ainda” dá uma nota de humildade e realismo que pode ser apelativa até aos cínicos mais empedernidos.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.