Bússola Política para as Eleições em 2019

Este ano haverá três eleições (26 de Maio – Eleições Europeias, 22 de Setembro – Eleições Madeira e 6 de Outubro – Eleição Legislativas), pelo que será um ano muito interessante para quem se interessa por política, sobretudo com a crise que o PSD atravessa e com o surgimento de novos partidos como a Iniciativa Liberal e Aliança (e em princípio o movimento Chega).

Das três imagens de bússolas políticas deste ano que já vi nas redes sociais, penso que a que coloco abaixo é a que me parece mais realista. Apesar de discordar com algumas posições, compreendo que isto não é uma ciência exacta, até porque tentar traduzir política em dois eixos é muito difícil.

bussola politica

Tenho dúvidas na posição do PSD, mas parece-me que faz algum sentido face à liderança actual e tendo em conta que foi o próprio Rio que assumiu que queria deslocar o partido mais para a “esquerda” e ainda recentemente disse que “…quem discorda estruturalmente do partido, obviamente que deve sair. Há atualmente e na sociedade portuguesa notoriamente e um pouco em crescendo um espaço à direita do PSD com uma visão muito liberal, não social-democrata. Quando é assim, já estamos num patamar ideológico”.

Tenho dúvidas na posição do PAN, mas talvez por desconhecimento meu. Não sei o suficiente sobre o programa do PAN para o situar exactamente. Tenho dúvidas sobre a Aliança, dado que ainda não há grandes ideias defendidas. Mas como considero a Aliança um projecto de poder pessoal de Santana Lopes, sem grande diferença face ao que o mesmo já defendia, penso que ali entre PSD e CDS está bem colocada. O PNR, depois de ter no outro dia passado os olhos pelo site/programa, parece-me estar muito bem colocado (aliás, convém não esquecer que o líder do PNR realizou o teste da bússola política e economicamente deu-lhe um resultado mais à esquerda ainda).

À esquerda, concordo na posição do PS no centro-esquerda (sobretudo com este governo que mantém a carga fiscal, reduz a dívida em % do PIB, cativa, enquanto promete uns investimentos públicos que não acontecem; não me parece muito diferente do que Rio faria). Quanto ao PCP, penso que deveria estar mais para cima, sobretudo devido aos seus apoios recentes a regimes totalitários como a Venezuela e a Coreia do Norte. O próprio BE, penso que deveria estar mais para cima (como dizia um amigo meu o “BE é um liberalismo em costumes falso, ancorado pelo estado”). Mas também calculo que os membros e simpatizantes do BE e do Livre digam que a Iniciativa Liberal deveria estar mais para cima (no Twitter reinam as acusações de Fascistassss aos membros da IL) e quem sabe até diriam que deveria estar mais para a direita. O Daniel Oliveira provavelmente diria que sim.

captura de ecrã 2019-01-15, às 13.35.14

Anúncios

3 pensamentos sobre “Bússola Política para as Eleições em 2019

  1. mg42

    Portantos a grupo de que o Fernandinho faz parte a mando do seu lider internacionalista apresentado à esquerda da imagem, que diz ser pro lado do “individualista/libertario” e pro lado do liberalismo económico

    Ora bem vamos lá ouvir o que o seu Lider internacional que lhe mete o dinheiro no bolso, tem a dizer sobre o individualismo/libertario.

    “Guy Verhofstadt: “Why there is such a problem in this crisis? Because member states are reluctant to transfer new sovereignty and power to the European Union, and we all know that the only way out of this crisis is a new transfer of powers to the European Union, and to the European institution.””

    “Macron and Merkel now fully back a European army. That’s great news! I explained why we need it at the #ALDECongress in Madrid.”
    facebook.com/GuyVerhofstadt/videos/why-we-need-a-european-army/501366487010025/

    Oh Fernandinho é isto a sua interpretação do que é a posição dum libertario/individualista liberal, anti-autoritário e anti-centralismo-Estatisante ?

    Não sei qual é o seu problema com o BE, Fernandito, e quem é que você quer enganar. Afinal de contas o dinheiro que vem de fora para ambos os vossos partidos, vem do bolso do mesmo famoso multibilionário(wink wink) caro fernandito. Acha que vale a pena andar a vender a sua alma a um dos vermes mais desprezivel dos nossos tempos, e enganar os seus compatriotas, hum ?

  2. Miguel M.

    Enquanto simpatizante da IL, leio esse comentário do DO como um elogio. Creio que está certo na análise que faz, mas é precisamente isso que torna a IL interessante!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.