Quem nos salva de quem nos quer salvar?

«O que o senhor João e a dona Virgínia querem é ter acesso aos melhores cuidados de saúde, sejam ricos ou sejam pobres, seja num hospital público ou privado, sem que tenham de esperar mais de um ano por uma consulta de especialidade. Esses são os princípios constitucionais do nosso sistema de saúde e são também as preocupações, arriscaria dizer, de grande maioria dos portugueses. E se 2 milhões e 500 mil portugueses optam por ter um seguro de saúde ou ADSE, despesa que acresce ao que já contribuem para o SNS, é porque algo não está a ser satisfeito.»

Anúncios

3 pensamentos sobre “Quem nos salva de quem nos quer salvar?

  1. alex.soares

    Deixa lá manolito, 2011 está quase a chegar e “nós” a perguntarmo-nos: oh pá deixa para lá, quando não estamos lá isto fica mau, quando vamos para lá isto piora até rebentar.

  2. Luís Lavoura

    Escreveu o MAL: “A ADSE é hoje financeiramente independente. [É] um subsistema de saúde pago pelos seus beneficiários e não pelos contribuintes. Os […] argumentos para a sua extinção são de cariz ideológico.”

    (1) A Segurança Social é hoje financeiramente independente. É um subsistema de pensões de reforma pago pelos seus beneficiários e não pelos contribuintes. Os argumentos para a sua extinção são de cariz ideológico.

    (2) Sendo a ADSE atualmente financeiramente independente, pode-se temer que deixe de o ser, dado que os beneficiários tendem a envelhecer e a ter cada vez mais despesas de saúde, e dado que cada vez menos novos funcionários públicos têm ADSE.

    (3) A ADSE é financeiramente independente devido a caraterísticas como: os funcionários públicos ganham em média mais do que a população em geral, têm rendimentos (salários) fixos, e descontam de forma automática. É difícil ver como é que a ADSE poderia ser estendida a mais amplos setores da população sem se ir abaixo financeiramente, dado que a população em geral tem salários (logo descontos de 3,5%) mais baixos, muita dela não tem salários fixos, e muita dela até falseia o valor daquilo que ganha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.