Sofisticação, Classe e Elevação

Abaixo, uma publicação oficial do Partido Socialista no facebook. Não ligo particularmente ao que o sr. deputado João Galamba diz, mas este discurso exemplifica bem a maneira como se debate e se faz política em Portugal. Fala-se em alhos, responde-se bugalhos – e isto quando não se parte logo para o ataque pessoal ou para a presunção da intenção de maldade. Depois o político apresenta uma versão maniqueísta do universo – nós, os paladinos do bem, contra vós – seres maléficos que querem destruir o mundo e o universo. Uma arma muito usada é o “interlúdio lírico” em que se introduz um pensamento ou uma citação bonita e poderosa mas que em nada contribui para discussão. Os números esses, são torturados de todas as formas e feitios até confessarem o que o político quer. E pronto – horas, e horas nisto, sem qualquer efeito prático ou produtivo.

Analisemos esta declaração do ilustre deputado da nação.

  • Primeiro, a apresentação sinuosa e tortuosa da questão: “O CDS gosta sempre de se apresentar como amigo das famílias. O Partido Socialista discorda. O CDS é amigo de algumas famílias, curiosamente uma ínfima minoria das famílias portuguesas com filhos.” – tirando o embaraço deste tipo de redacção por um deputado, o que significa na realidade? Que o PS discorda que o CDS se apresente como amigo das famílias? Que só uma ínfima minoria das famílias portuguesas tem filhos? Que o CDS só é amigo das famílias com filhos? Como é que isso bate certo com a insinuação de que “o PS governa para todas, as ricas e as pobres“? Que as famílias com filhos são ricas e as famílias sem filhos são pobres?
  • De seguida, a pseudo-argumentação: “Senão vejamos, o CDS não teve qualquer problema quando expulsou 500 mil portugueses do país, quando houve menos 19 mil nascimentos, quando votou contra o aumento do salário mínimo“. Perdão, o CDS expulsou 500 mil portugueses??? À primeira vista até pensei que tivesse existido um decreto semelhante ao da expulsão dos judeus em Espanha. Para o deputado, portugueses saírem por vontade própria (como saiam antes, e como continuam a sair – ver dados da Pordata aqui) – é expulsar. Portanto, a Geringonça segundo dados da Pordata, expulsou 178 mil portugueses entre 2016 e 2017. Depois são menos 19 mil nascimentos. De início, pensei que o CDS tinha esterilizado uma parte da população. Depois fui estudar melhor o assunto e descobri uma tendência de nascimentos descrescente (ver aqui) e fiquei também a saber que os Portugueses antecipavam a subida da Geringonça ao poder no final de 2015, e por isso em 2015 cerca de 2.000 mães adicionais já se encontravam grávidas para darem à luz em 2016. Também descobri que o governo do PS, apesar de virar a página da austeridade, é responsável por menos 1.500 nascimentos em 2017 e menos 371 nascimentos no primeiro trimestre deste ano (ver aqui). O deputado também afirma que quem vota contra o aumento do salário mínimo é malvado vota contra as famílias. Argumentos alternativos de que o salário mínimo prejudica os desempregados e os mais jovens; e que pode contribuir para a falência das empresas mais frágeis é pura malvadez.

E pronto. Centenas de likes, dezenas de shares – é disto que o povo gosta.

Enfim – a política em Portugal reduz se a isto.

Anúncios

8 thoughts on “Sofisticação, Classe e Elevação

  1. Manuel Assis Teixeira

    Mas alguem ainda liga ao que o Galamba diz? Nem já o proprio partido que se sente cada vez mais incomodado cada vez que este solta uma alarvidade! O Galamba faz parte de uma geração a que eu chamaria politicamente
    Roblo- casual-lux-chic! Ou seja têm uma cultura politica poucochinha. Pouco solida! Leram umas coisas à pressa, foram às aulas ou sessoes de esclarecimento do Conego Louça e acham-se uns lideres do futuro quando se veem ao espelho! Odeiam o CDS porque no fundo gostavam de lá estar de ser como eles! Mas são suburbanos e apesar de frequentarem o eixo Lux Cais do Sodre Principe Real, ainda lhes foge o pé para o Cacem ou para Paio Pires muitas vezes! E irritam-se! Por isso destilam o seu odio de classe! Não merecem atençao!

  2. Camarada Cortez, já toda a gente, dos dois lados da barricada, percebeu que se trata de um jagunço odioso.

    Os que o aplaudem estão só a pedinchar umas migalhas aos bandidos. É a miséria.

  3. Rodas

    É uma opinião resume-se a isso tentou usar factos concretos de forma a justificar o que no meu entender não tem lógica. É a forma de fazer política do nosso país, grosseira, no mínimo devido à falta de carácter. Não é uma forma séria de defender interesses úteis ao país! Como é que a oposição seja de direita ou esquerda face ao envelhecimento da população, fuga de licenciados e outros de formação menos diferenciada se acha no direito de criticar o apoio à natalidade… é destruir porque não é opinião da mesma facção. A sugestão do CDS/PP é útil ao país e isso clubismo à parte é o essencial! Bons posts

  4. Caro Manuel Assis Teixeira, nunca lá vivi mas sou vizinho da aldeia de Paio Pires e conheço-a razoavelmente bem. É um sítio simpático e com gente razoavelmente decente – uns melhores, outros piores. Agradeço-lhe, por isso, que retire o insulto que proferiu e desdiga a ligação que fez, mesmo que ficcional, entre o depilado Galamba e Paio Pires.

  5. Manuel Assis Teixeira

    Caro João Sousa, sendo obviamente ficcional como reconhece e bem, a ligação a Paio Pires não há nada a retirar! Porque o Cacem é terra de gente igualmente boa, tal como é Pirescoxe ou Massamá! Ou o Alto dos Gaios, a Cova do Vapor, Santo Antonio dos Cavaleiros ou a Atrosela! E tantas outras milhares de terras e terrinhas deste nosso Portuga que poderiam ter sido referidas!
    Ficção é ficção meu caro! E fixemo-nos no real que são as alarvidades de Galamba!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.