Algumas questões para a intelligentsia nacional:
- Se o socialismo é assim tão bom, porque é que muitos dos países socialistas impedem que os seus cidadãos saiam do país, tendo até erguido muros e matado os seus próprios cidadãos quando estes tentavam por todos os meios escapar do paraíso socialista?
- Se o socialismo é assim tão bom, porque é que os cidadãos desses países arriscam a própria vida e dos seus familiares ao tentarem escapar desses países?
- Se o socialismo é assim tão bom, porque é que se assiste – quando as fronteiras assim o permitem – a um êxodo massivo da população?
- Se o capitalismo é assim tão mau, porque é que populações de países socialistas tentam emigrar – legal ou ilegalmente – para esses países capitalistas?
Segue-se a foto reportagem de cidadãos socialistas em fuga dos respectivos paraísos.
Alemanha Oriental (ex-RDA), 1961 (fonte).
Cuba, 1980 (fonte).
Cuba, 1994 (fonte).
Coreia do Norte, 2017 (fonte)
Venezuela, 2018 (fonte)
Para terminar a foto-reportagem, deixo uma foto dos cidadãos de países capitalistas a tentarem entrarem em países socialistas.
Na entrevista de hoje ao Sr. Jerónimo na nossa televisão (RTP 1), o jornaleiro, porque jornalista é outra coisa, não fez uma pergunta acerca do que se passa na Venezuela, nem perguntou porque razão na festa do Avante não são permitidos determinados livros. Resumindo, o jornaleiro de serviço cumpriu mais uma missão ao serviço do poder da esquerda na comunicação social e no país que caminha a passos largos para uma Venezuela europeia.
O socialismo foi sempre mal aplicado, da próxima vez é que é. Em Portugal é que vai correr bem, não vêm o sucesso da geringonça? Até guardaram metade do dinheiro da UE para os incêndios, porque não precisavam dele.
Muito bom artigo! Infelizmente ninguem responderá a essas perguntas, até porque como se disse não temos jornalistas mas sim jornaleiros e a informaçao é dominada pelo politicamente correcto esquerdista! Fico muito curioso no entanto sobre qual a posiçao daquele enorme vulto da intelligentsia esquerdista nacional o ” cientista social” Boaventura Sousa Santos, ou de sua Eminencia Reverendissima o Senador Conego Louçã. Todos caladinhos como ratos que são…
Você, ou não é de cá, ou então está a querer esconder a verdadeira identidade política do dito jornalixo que entrevistou o o comunista Jerónimo de Sousa. Então não viu o esforço que o crápula para tentar rastejar o entrevistado e fazê-lo cair na ratoeira do apoio declarado ao Governo!
Não lhe colocou questões sobre a Venezuela, porque não é tão fanático quanto a grande maioria dos aziados direitolas, que em desespero já vale tudo, até atribuir ao socialismo o que apenas tem origem no capitalismo!
O socialismo tem que ser explicado melhor: as pessoas não entendem, coitadas especialmente a da classe da não nomenklatura.
O camarada Cortez não alcança a teologia capaz de proclamar “o partido reforça-se depurando-se” quando se matam os (alegados) heréticos nas próprias fileiras.
Qualquer progressista lhe explica que o progresso da humanidade é um bem supremo, e os fins justificam os meios, mesmo que seja preciso matar metade da população. Ou mais, não sejamos tímidos.
“Allons enfants de la patrie”, etc.
«até atribuir ao socialismo o que apenas tem origem no capitalismo!»
Pensei que a Venezuela era a epítome do socialismo. Afinal era capitalista, segundo o camarada.
Enganámo-nos.
Pingback: Trinta Anos Da Queda Do Muro De Berlim – O Insurgente