Trump on (international) trade

As posições de Trump relativamente ao comércio internacional oscilam entre declarações de princípio promissoras e posições negociais que parecem assumir implicitamente que o comércio é um jogo de soma nula. É difícil saber qual será o resultado final de tudo isto, mas resta esperar que os fluxos comerciais internacionais não sejam prejudicados…

Anúncios

6 thoughts on “Trump on (international) trade

  1. Coitado do Junkers ou lá quem é, vai ser como um escriturário especialista em desfalques a fazer negócios na feira de Espinho ou do Relógio.

  2. Não vejo contradição nas duas declarações. Se eles baixam, eu baixo. Se não baixam, eu uso as tarifas e não deixarei que os meus cidadãos percam oportunidades de exportar em troca das importações

    Se o comércio não é um jogo de soma nula, alguém rebenta de dívida. É óbvio que todos os lados ganham margem comercial — o moto, afinal, do trabalho de produzir e transportar e vender. Mas convém que os défices comerciais com uma região sejam cobertas com superávites de outras. É que os anos de défice sejam cobertos com anos de superávites. É do interesse de todos que assim seja. A manutenção crónica de défices leva ao empobrecimento a prazo, visto que retira dinheiro da economia, assim como a exportação o traz. É uma questão de fluxos.

    A bola foi colocada do lado de cá, da Europa.

  3. Guna,

    Isso é versado num livro que eu li há alguns anos, por um americano, e cujo título já não me lembro. Não é de maneira nenhuma consensual entre os defensores da economia de mercado central dos Estados Unidos.

    O livro que estou a ler “The Last Centurion” fala exactamente disso no primeiro capítulo, de como a vida das quintas passou do trabalho duro para o escritório e para a gestão profissional.

  4. Alex

    Tal como o Franscisco Miguel Colaço, também não vejo contradição. Parece-me demasiado óbvio (e lógico) o que está a fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.