Parlamento Cubano evolui

Parlamento cubano inicia debate sobre nova Constituição que elimina a palavra “comunismo”

Por outro lado, o artigo 21 do novo texto submetido a debate reconhece “outras formas de propriedade, como a cooperativa, a propriedade mista e a propriedade privada”, e admite o investimento estrangeiro como “uma necessidade e um elemento importante de desenvolvimento”.

PC Cubano a ultrapassar PC Português pela direita?

cuba-1303-asamblea

Anúncios

31 thoughts on “Parlamento Cubano evolui

  1. Que chatice.

    Agora só resta a Coreia do Norte para os neoliberais dizerem que a culpa de todos os males do mundo, a começar pelos resultados desastrosos das suas próprias políticas, são culpa do comunismo.

    Qualquer dia nem isso.

    Terão de ir ao museu, mostrar a carantonha do Marx para com ele se desculparem de tudo o que façam de mal.

  2. André Miguel

    JMS, antes fosse, o problema é que rebentaram com a economia depois de 74, têm assento parlamentar, controlam tudo o que é sindicato e ainda têm boa imprensa. Em pleno Séx. XXI só num país de retardados mentais…

  3. Orc,

    Cuba rejeita o comunismo por três simples razões: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar.

    Se Cuba se torma mais afluente após rejeitar o comunismo, por que carga d’água necessitamos nós dessa manigância ideológica?

  4. O Comunismo é só um dos tentáculos do Marxismo. Fascismo outro. E Socialismo outro. O objectivo é o mesmo controlo por coerção.

    O problema que o Comunismo tem para um Marxista é que é um alvo fácil para a critica porque domina tudo. Ou seja também é o agente.
    As coisas têm de funcionar. Se não há energia a culpa é sempre do Marxista Comunista.

    Esta experiência histórica ensinou que para um Marxista é muito mais confortável ser o Juiz, o Professor, o Jornalista e deixar a acção para os outros que têm de sujar as mãos: despedir, mudar, abandonar uma tecnologia por ser obsoleta com as inevitáveis consequências, escolher onde investir e onde não investir…
    Se alguma coisa correr mal e correrá porque é a natureza das coisas estará cá o Marxista para parecer impoluto, denunciar e aumentar o seu crédito social, ou seja poder político.

  5. O que o PC Cubano está a fazer é passar as responsabilidades da acção e ao mesmo tempo a Culpa para a sociedade.

    Eles serão os padres da moral. E vão escrever o livro de moral conforme as necessidades do momento, pois são eles que constroem a narrativa.

    Os outros só trabalham e estão limitados às decisões do seu trabalho. E serão criticados impiedosamente se alguma coisa correr mal.

    Como o Comunismo não funciona vem o Marxismo moderado: O Fascismo.

  6. A. R

    Não se iludam. Aquilo é como colocar uma tabuleta nova numa sepultura de 100 anos transladada da URSS, que custou mais de 120 milhões de mortos e as fomes e guerras mais cruéis, para uma das economias mais pujantes e prósperas da altura.
    No fundo o que Cuba precisa é de uma exumação colectiva (ai que bom este termo) dos parlamentares e levá-los para La Cabaña: de seguida um julgamento pelas dezenas de milhares de mortos que deixou em Cuba e exportou para a Colômbia, para o Perú, para a Nicarágua, para a Venezuela, para Angola, etc. Não esquecendo ainda a miséria, a fome, a repressão e a tortura sobre três gerações de cubanos.

  7. A. R

    A lista de crimes é tão grande que a maioria pediria para ser tratado como um animal doméstico tal qual aconteceu a um revolucionário alemão que quis fazer carreira no Brasil.
    Fica também surpreendido: aquele parlamento cubano é de uma supremacia branca verdadeiramente tenebrosa tendo em conta a distribuição da população por negros e mestiços. Mas a igualdade é assim fofinha e de foice e martelo.

  8. Caro Colaço.

    Precisam para arranjarem desculpas surrealistas pelas vossas asneiras.

    Nesta mesma caixa está a treta habitual de os fracassos de 40 anos de governação de direita se deverem aos poucos meses em que o PCP esteve no poder em 74.

    É completamente idiota, mas o ridículo nunca vos assustou.

  9. A. R

    “Ó ork
    Então mas o Pinochet era liberal ou fascista?” Ah, ah, ah … não torture o intelecto desse fascista!

    Então não sabe que a sociedade chilena era completamente livre? Livre de investir, de transferir capitais, de usufruir propriedade privada e essencialmente livre da sarna comunista.

  10. Caro A.R

    Se você mesmo está dizer que era liberal não sei qual é a sua questão.

    Que voce considere que um regime liberal que derrubou uma democracia e precisou de assassinar milhares para se manter no poder era livre é a melhor prova de que vocês, liberais, usam os mesmos métodos que os fascistas e os comunistas.

  11. Caro A.R.

    Notei que entre as liberdades permitidas pelo Pinochet não constam a de expressão, associação, oposição, etc.

    Todas as liberdades que apresentou são essencialmente apenas liberdades a que só os ricos têm acesso.

    A maior parte da população não tem dinheiro para investir, não tem propriedade para além de objectos pessoais nem capitais para transferir.

    Ou seja, o vosso liberalismo de direita é uma burla.

    Só defendem os interesses de casta da minoria empresarial.

  12. O comunista aprende quando a barriga se esvazia. O bloquista é o socialista apenas aprenderão quando o BCE deixar de comprar dívida é o povo, irado por não ter mais reformas nem serviços públicos, puder em causa a sua segurança.

    Nesse dia eu espero estar fora de Portugal, com a minha família, talvez no inferno capitalista do Tio Trump. Porque o paraíso de cá não vai ser bonito.

    Paraísos na Terra e unicórnios têm uma coisa em comum: todo e qualquer escarralhado acredita piamente na sua existência, mas nunca apresentou um para amostra.

  13. Só o comunismo, o fascismo e o socialismo controlam por coerção ?
    Então e o liberalismo do Pinochet controlava com quê ?

    Comparemos então a coerção do ORK com a coerção do Pinochet.
    O ORK precisa da coerção para se manter no poder, o Pinochet também.
    O ORK precisa da coerção para implementar uma data de políticas dirigistas para “fazer o bem”. O ORK ataca a propriedade das pessoas, os negócios das pessoas, a livre associação das pessoas quando são da raça capitalista.
    O Pinochet deixa as coisas andar.

    Será isto que o ORK faria se tivesse poder?
    Dar poder a uma pessoa é a melhor maneira de revelar como ela é.

    “Todas as liberdades que apresentou são essencialmente apenas liberdades a que só os ricos têm acesso.”

    Você não tem mesmo a noção, São os pobres que investem mais % do seu capital.
    Significativo que se alguém tiver uma boa ideia e passar de pobre a rico passa a ser odiado pelo ORK e muitos outros.

  14. Caro Magalhães.

    Como é evidente ignorante é você.

    O Pinochet era liberal.

    O liberalismo de direita defende apenas os interesses das elites empresariais e financeiras – que foi exatamente o que Pinochet fez.

    O principal líder do neoliberalismo actual, Milton Friedman apoiou-o a 100% e chegou mesmo a trabalhar para o ditador, como conselheiro económico, organizando sua equipa de finanças. Os membros do governo ditatorial de Pinocher eram conhecidos como os chicano-boys, por serem formados na escola de Chicago de Friedman.

    Mais liberal do que isto é difícil.

  15. Caro lucky-

    .

    Apenas defendi social-democracia.

    Você pode tentar impingir a aldrabice nojenta que regime de Pinochet tinha mais liberdade que a Noruega actual ou a Inglaterra antes da Tatcher, mas isso apenas inspira asco.

  16. Caro Colaço.

    Sim, com dinheiro vive-se muito bem nos EUA.

    Você era um herói era se trocasse Portugal por um bairro pobre nos EUA com o rendimento dos pobres de lá.

    “Estimates of the number of Americans living in poverty are nuanced. One organization estimated that in 2015, 13.5% of Americans (43.1 million) lived in poverty.[6] Yet other scholars underscore the number of Americans living in “near-poverty,” putting the number at around 100 million, equating to a third of the U.S. population.[7] Starting in the 1930s, relative poverty rates have consistently exceeded those of other wealthy nations.”

    https://img.washingtonpost.com/rf/image_1484w/2010-2019/WashingtonPost/2015/06/24/Editorial-Opinion/Advance/Images/HomelessCount0101422561730.jpg?uuid=M2BFThqgEeWrksda5quUtQ

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiHsJPWnrrcAhXIzYUKHWu1DwkQFjAAegQIABAB&url=https%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FPoverty_in_the_United_States&usg=AOvVaw0uOd4321LuRHVjVrGGVa_c

  17. Caro lucky.

    Gostei da sua ideia de de que são os pobres os maiores investidores.

    Gente que mal tem para comer é que vai investir em ações, comprar empresas e ter contas na Suíça ?

    Nem vou contrariar que você está a ficar perigoso.

  18. Para um socialista consumado como o Ork, uma empresa tem de ser um conglomerado, com sede, sucursais e tachos aos amigos do poder, e preferencialmente no Estado — concedo a última para a perspectiva social-parasitária do Ork e do Orc e dos orcos todos, que toleram empresas privadas, feitas apenas para pagar os desmandos do Estado.

    Os resultados vêem-se. Os americanos começavam nas garagens, como a Hewlett-Packard e a Apple, ou nos dormitórios das universidades, como a Google, o Facebook e a Microsoft. Os soviéticos tinham Minsk, um cientifíssimo parque científico, onde os cientistas cientificavam à grande, e os engenheiros engenheiravam.

    Agora vou dar um extracto do último programa que fiz, ainda hoje — manutenção de aplicação existente, se querem saber:

    IDENTIFICATION DIVISION.
    PROGRAM-NAME. ‘NAMELESS’.

    Ontem fiz um outro, numa outra linguagem:

    (defun display-cell ()
    “Display a cell”
    (destructuring-bind (cell-name cell-type (c1 c2 c3))

    Uso regularmente Python, C, bash, Common Lisp, Emacs Lisp e Cobol.

    Em nenhuma usei cirílico.

    Basta isto para ver como o socialismo promete a promessa, mas a virgem continua virgem. Iria dizer que socialista é um praticante campeão do onanismo.

  19. Caro Colaço.

    Você baseia toda a sua ideologia na ignorância.

    – A Rússia era ainda mais atrasada antes de ser comunista.

    A era comunista foi de longe o período em que a Rússia foi mais poderosa e desenvolvida. Não se lembra que durante 70 anos os dirigentes capitalistas nos andaram a dizer que a Rússia comunista estava a ponto de conquistar o mundo ? Hoje, capitalista, não passa d uma potência local com um terço do antigo poder.

    – A tecnologia de que se gaba no ocidente foi em grande parte desenvolvida por sistemas “socialistas” baseados em apoios estatais ao desenvolvimento científico. O complexo estatal-militar-industrial é o que está na base do desenvolvimento tecnológico ocidental no ultimo século.

    Você deve mais o seu emprego tecnológico á NASA e à USAF do que a inventores de garagem – que foram cooptados e financiados em grande parte pelo estado para poderem chegar onde estão actualmente.

  20. Ork,

    Dizer que Pinochet, um estatista do pior, é liberal mostra que você é ignorante e que não sabe o que diz.

    E já agora uma dica: defina aquilo em que você acredita e deixe que eu defina aquilo em que eu credito. Nunca diga aquilo em que eu acredito quando eu lhe posso garantir que nunca, mas nunca mesmo, defendi esse estatista do Pinochet. Eu sou o especialista no que eu defendo, você é o especialista naquilo que você defende. Ponto.

  21. Orc or Ork,

    ANEDOTA SOVIÉTICA, GENUÍNA:

    — Pai, o que acontece quando chegarmos ao comunismo?
    — Filho, no comunismo as lojas estarão cheias e não haverá fome.
    — Ah, como no tempo do Czar?

  22. «O complexo estatal-militar-industrial é o que está na base do desenvolvimento tecnológico ocidental no ultimo século.»

    Ora, CMI — 2% do PIB e no auge da Guerra Fria.
    Mercado não militar, pessoal e empresarial — 98% do PIB.

    Receitas da IBM nos anos 60:

    Militares: 10% (um pouco menos)
    Empresas: 90%

    Computadores dos países socialistas introduzidos no Ocidente: zero.
    Número de linguagens de programação baseadas em russo: zero.
    Conhecimento de história por parte de sociais-parasitas: o produto dos anteriores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.