25 mil euros per capita de dívida pública

“A dívida gere-se sobretudo a montante. Mas, para além de ter de ser gerida, a dívida tem mesmo de ser reembolsada.”

Destaque do meu artigo de hoje no ECO – Economia Online. Sobre o novo recorde de dívida pública em Portugal.

5 pensamentos sobre “25 mil euros per capita de dívida pública

  1. JP-A

    Quando a hora chegar e o elástico rebentar com efeitos multiplicadores, BCE e conjuntura externa deixarão de ser factores condicionantes e passarão a ser objectos de culto à desculpa, que servirão para continuar a ocultar os mais grosseiros problemas com que se debate o país.

  2. Eu gostava de propor um negócio ao estado: pago hoje o que é devido pela minha família e em contrapartida não pagamos mais irs para o resto da vida.

  3. Ricciardi

    O peso das receitas do estado no endividamento publico é de mais ou menos 33%.

    Quer dizer, o estado precisa de alocar cerca de 3 anos de receitas para pagar a divida.

    Os particulares por sua vez, tem um endividamento de 150 mil milhões. O que dá cerca de 33 mil euros por trabalhador com rendimentos.

    Isto é, em média , os particulares alocam também 3 anos de rendimento médio para pagar as suas dívidas.

    O esforço do estado e dos particulares é semelhante.

    Contudo, se compararmos estes dados com os restantes países ficamos em boa posição.

    Só há três países na Europa que conseguem pagar a divida publica com receitas do estado em menos de três anos.

    A Alemanha por exemplo precisa de 5 anos de receitas fiscais para pagar a divida publica.

    Rb

  4. JP-A

    Ricciardi,

    A um cidadão que deva 1.000.000 e ganhe 100.000 por ano basta passar fome durante dez anos e não fazer nenhuma despesa para pagar a dívida. O problema é apenas conseguir não morrer sem comer tanto tempo.

  5. > a dívida tem mesmo de ser reembolsada.

    Há quem tenho o montante da sua dívida, e mais uns trocos, investido em aviões, porta-aviões, e mísseis, e não esteja a contar com dúvidas da parte dos credores tão cedo.

    Metido em reformas de dignatários da república, não consta que funcione.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.