Trump e o perigo de uma escalada proteccionista

Comentários meus num artigo de ontem no Expresso sobre aquele que me parece ser o maior factor de risco e a maior preocupação entre as políticas de Donald Trump: Comércio mundial. “Inversão histórica” no G7 poderá ter “consequências sérias e perigosas”

A cimeira do G7, que decorreu esta sexta-feira e este sábado no Canadá, deveria ter servido para fazer retroceder o perigo de uma escalada protecionista, começa por dizer André Azevedo Alves, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Mas “não só não o fez como agravou esse perigo”, avalia o investigador, que deteta uma “inversão histórica” no comércio mundial, protagonizada pelos EUA e que poderá ter “consequências sérias e perigosas”.

Anúncios

13 thoughts on “Trump e o perigo de uma escalada proteccionista

  1. Está tudo mal:

    1. Ia ser a 3ª Guerra Mundial, mas acabou com o ISIS e está prestes a acabar com as loucuras da Koreia.

    2. Trump é um protecionista boçal porque quer aumentar os impostos sobre as importações da UE. De facto ter os carros europeus a entrar nos EUA com 2.5% de imposto enquanto os carros americanos entram na UE com 10% de imposto é mesmo uma boçalidade do Trump.

    3. Era um bruto que não respeitava ninguém, mas foi à March for Life (o que nenhum ouro presidente fez) e acabou com a selvajaria do Obama que obrigou freiras a pagar abortos.

    4. Baixou os impostos de forma séria o que fez o desemprego atingir valores mínimos em décadas.

    Por tudo isso é bom descrever o seu governo como não só não o fez como agravou esse perigo”, avalia o investigador, que deteta uma “inversão histórica” no comércio mundial, protagonizada pelos EUA e que poderá ter “consequências sérias e perigosas”.

    Onde estão os artigos do Insurgente a pedir uma diminuição dos impostos aplicados aos produtos americanos?

  2. A. R

    O Canadá, um dos mais queixosos dos 25% de taxas do aço aplicadas pelos EUA, aplica mais de 200% aos lacticínios dos EUA.

    A Europa é ela própria o bloco mais proteccionista sobre os produtos agrícolas. Agora a Europa quer fazer uma guerra comercial: “agarrem-me que eu dou-lhes uma tareia” diz o Juncker entre um insulto e outro às nações europeias que ousam ter opinião própria.

  3. Caro Santos

    Só essa do Obama obrigar freiras a pagar abortos é que ma fazia rir.

    A de ser o trump sozinho a acabar com o Isis também não está má, para número de stand up comedy.

    Ainda querem vocês que eu me vá embora.

    Isto é o melhor blogue cómico da actualidade.

  4. Tavares SJ

    Ora essa Ork, ninguém quer que se vá simplesmente embora pois seria demasiado fácil, queremos sim que Pinochet ressuscite e o faça desaparecer

  5. André Miguel

    Os carros americanos entram na EU a pagar muito mais que 10%. Só em Portugal são 23% de IVA, mais direitos de importação e ISV, a coisa ronda os 50%. Aliás até importando em Portugal um carro novo da UE pagam o IVA!
    Mas o Trump é que é protecionista.

  6. André Miguel

    Exemplos do proteccionismo europeu que ninguém reclama:

    Custos de um Ford Mustang GT em Portugal:
    Preço base – 39 mil euros
    ISV – 49 mil euros (acima do preço base!)
    IVA – 19 mil euros (quase metade do preço base!)

    O Trump é mesmo um malvado.

  7. André Miguel – os carros americanos pagam o mesmo IVA que os europeus, logo isso não é proteccionismo; quanto ao ISV não sei – é igual para todos os carros com a mesma cilindrada e valor de mercado, ou há algum adicional (aberto ou disfarçado) para carros importados de fora da UE?

  8. Alexandre Tavares

    Miguel Madeira – Uma das criticas que é feita a Trump é que este não parece perceber a diferença entre IVA e uma tarifa, achando que são a mesma coisa. Não me surpreende que outras pessoas também confundam os dois, especialmente entre os apoiantes de Trump.

  9. André Miguel

    Miguel Madeira,

    Sim, o IVA é igual.

    E só falei neste imposto por ser, no caso dos carros, a meu ver, uma medida de protecccionismo dentro da própria UE, é uma irracionalidade pagar IVA sobre um carro fabricado na Alemanha ou Itália. Ninguém fala disto.

    O ISV tem agravamento consoante a cilindrada e CO2 e se o carro for extra-comunitário paga ainda Direitos de Importação (dos EUA são 10%), os quais os importadores incorporam já no preço base.
    Temos portanto três impostos (3!!!) sobre um bem vindo dos EUA.

    E pior, isto tem dupla tributação, na forma de imposto sobre imposto. Pois sobre o preço base + direitos, é que incidem o IVA e o ISV, nao incidem isoladamente sobre o preço de aquisição. É inconstitucional, mas ninguém fala disto e não percebo porquê.

  10. Ork, sugiro-te duas coisas:

    1. Pede a um dos teus netos de 4 ou 5 anos que te ensine o que é um motor de busca. Depois seleciona a frase abaixo (arrasta o rato por cima da frase até ficar azul) e copia-a (ctrl+c) para o motor de busca (ctrl+v):

    Obama Administration Asks Supreme Court to Force Little Sisters of the Poor to Pay for Abortions

    Devem aparecer milhares de páginas de um assunto que ocupou dezenas de pessoas durante a miséria terminal do Obama e que qualquer um dos teus netos deve ser capaz de te traduzir.

    2. Como para votar é preciso estar informado, abstem-te. Tu e os teus amigos auto-convencidos que são muito cultos, geniais e profundos, já fizeram mal que chegue a Portugal. Obrigado.

  11. Caro Santos.

    – Obrigado, mas como já deve ter reparado, já passo algum tempo nos vossos sites.

    Curto especialmente os das teorias da conspiração, nomeadamente aquele em que o Obama já teria eocntruído 900 (novecentos) campos de concentração por todos os campos dos EUA, para prender os pobres neoliberais tementes a deus.

    Apresentam fotos dos campos de concentração e tudo?

    Regra geral são supermercados walmart que segundo vocês, estão prontos a recolher milhões de prisioneiros de um momento para o outro.

    Ou estavam, o Obama já não é presidente e não se viu nada…

    – Neste caso tarta-se apenas do seguro de saúde obrigatório, que todos os empregadores nos EUA têm de descontar aos seus empregados, grosso modo é o equivalente à nossa segurança social.

    Como tal seria um bocado esquisito os empregadores poderem escolher a aplicação dos seus descontos aplicados aos trabalhadores.

    Começa logo que o dinheiro não é deles, patrões, são descontos do salário do empregado, retidos na fonte por lei, que têm de ser entregues para os fins de manter um serviço, ou neste caso um seguro, de saúde.

    Seria o mesmo que por cá, a igreja decidisse deixar de pagar a segurança social a uma trabalhadora que tivesse recorrido ao SNS para fazer um aborto.

    Claro que me vai responder que estaria de acordo com essa situação idiota.

  12. Ork, eu fico sempre comovido com as pessoas que passam de nem conhecer um assunto a doutorados na matéria em poucas horas. E gostei imenso da douta tese apresentada; sugiro que contactes os juízes do supremo tribunal americano pois parece que eles não concordam nada contigo. É pena eles serem uns idiotas, claro, e ainda bem que há pessoas como tu que estudam tudo muito profundamente e muito depressa.

    Tão profundamente que nem percebeste o problema, claro. Só para dar um contexto: quando o Obama sugeriu a criação de um sistema nacional de saúde, muitas pessoas se levantaram contra, dizendo que isso violava normas constitucionais, nomeadamente a liberdade religiosa, pois poderia obrigar igrejas que são contra o aborto a pagar abortos tal como já acontece nos sistemas nacionais de saúde europeus (e de Portugal!), uma verdadeira selvajaria aos olhos do americano médio (mesmo do que apoia o Obamacare). Portanto a tua argúcia rara que te doutorou em horas, não te permitiu sequer perceber que estavas a argumentar em círculo. Mas não te preocupes: aqui somos todos estúpidos, e nem sabemos o que é isso de argumentar em círculo; nós aqui só pensamos em teorias da conspiração como os campos de concentração e blá blá blá blá blá blá pelo que não te vale a pena perder tempo connosco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.