Fernando Madureira sobre Mário Machado e a Juve Leo

Bom senso sobre a desejável separação entre política e futebol: Fernando Madureira: «Incidentes em Alcochete? Houve falta de liderança»

Sobre a anunciada candidatura de Mário Machado à liderança de Juventude Leonina, Fernando Madureira não acredita que aquele venha a ser escolhido. “Uma pessoa que, tanto quanto se sabe, está fora do futebol e agora diz que quer ser líder de uma claque… As coisas não funcionam assim. Para se ser líder de uma claque tem de haver um passado, uma história dentro dessa claque, do clube, para se ser reconhecido. Não me acredito que venha a ser líder”, disse sobre a intenção do antigo dirigente da Frente Nacional, vincando a necessidade de se separarem as águas entre a política e o futebol.

“Nos clubes de futebol e nas claques não pode haver política. O futebol é desporto. A ideologia de uma claque é o seu clube e nela têm de caber pretos, brancos, chineses… Um líder não pode deixar esse tipo de ideias entrar na sua claque, nem para a extrema direita, nem para a extrema esquerda. E esse é um dos grandes males noutros países, como em Espanha, Itália ou Alemanha, em que deixaram entrar a política nas claques. Em Espanha, por exemplo, chegou-se ao ridículo de um adepto do Atlético Madrid chegar a liderar a claque do Real Madrid só por ser líder dos skinheads de Madrid. Isto é o cúmulo”, afirmou.

Anúncios

6 thoughts on “Fernando Madureira sobre Mário Machado e a Juve Leo

  1. joaquim

    Condenado a um ano e quatro meses de prisão pelo Tribunal de Oliveira do Bairro, o macaco madureira viu a sua pena substituída por 480 horas (pena máxima) de trabalho comunitário. Deve ser para ir visitar as escolas do grande Porto, a ensinar os meninos como se canta o “slb fdp”, com se fazem amizades no mundo da bola ou, no centro de estágio dos árbitros, aparecer de surpresa com as dicas certas para o totobola…
    A merda da comunicação social que temos, assim que a notícia se soube, correu a entrevistar o injinheiro das rachas. Não podiam perder a oportunidade de escutar a opinião do melhor especialista do país em violência no desporto sobre os 27 sapos de Alcochete detidos preventivamente. E porque muito mal liderados no ataque, sem direito a cumprirem as penas no trabalho comunitário. Que “houve falta de liderança”…e que “uma coisa é ir lá conversar com os jogadores, os treinadores, puxar por eles…”. Vêm? Nada como auscultar um especialista na matéria, com conhecimento de causa, e não essa chusma de paineleiros arruaceiros que proliferam nas televisões portuguesas. Com a liderança do macaco era tudo na paz do senhor. Iam a Alcochete de cara destapada, como no centro de estágio dos árbitros da Maia, davam aos jogadores uns amigáveis calduços, ameaçavam-nos e às suas famílias com as rótulas partidas, chamavam as televisões e iam-se embora descansados…

  2. Como se vê, o que importa é ouvir gente ponderada, antes que seja tarde e tenhamos que assistir a cenas graves de violência.
    Ouçam os madureiras todos e depois queixem-se…

  3. Miguel Rijo

    Boa tarde André,

    Devo dizer que sou partidário de grande parte das suas opiniões publicadas, uma vez que parecem ser baseadas na razoabilidade, sensatez e…no combate à hipocrisia, tantas vezes manifestada pela sociedade em que vivemos. Não costumo escrever comentários a publicações, mas de facto pergunto-me o que leva o André a dar voz a um delinquente…
    Abraço.

  4. Victor B

    É a política Somoza aplicada ao futebol. É um delinquente mas é o delinquente do André

  5. jo

    Para ser líder de claque de futebol é preciso ser grunho.

    Saber bater, seja nas outras claques seja nos próprios jogadores, também é requisito.

    O indivíduo em questão cumpre plenamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.