O saco de plástico é o melhor para o ambiente

Ciência: Afinal o saco de plástico é o melhor para o ambiente

Os resultados indicam que o vulgar saco de plástico tem, de longe, menor impacto no ambiente. De referir que o estudo se focou na identificação do número de vezes que outro tipos de saco têm de ser reutilizados com base no desempenho ambiental do vulgar saco de plástico.

Um saco de algodão tem de ser utilizado pelo menos 52 vezes para compensar o seu impacto climático e 7 100 vezes se estivermos a falar nos parâmetros todos. Os chamados sacos PET (aqueles mais grossos vendidos com as insígnias dos hipermercados) têm de ser usados 8 vezes para “zerar” o impacto ecológico e 84 vezes tendo em conta os 16 items do estudo.

O outro estudo, feito pelo Governo do Quebeque, no Canadá, foi apresentado recentemente e chega mais ou menos às mesmas conclusões. Que o convencional saco de plástico é melhor ambiental e economicamente comparado com outros nove que existem no mercado.

Além de porem a tónica de que o saco convencional tem uma taxa de reutilização de 77%, principalmente para depositar o lixo doméstico, os investigadores dizem que não deixa de ser “irónico” que as opções mais propaladas para substituir os sacos vulgares – seja o plástico duro, seja polyester ou algodão – tenham uma pegada ecológica muito maior e sejam potencialmente piores para o aquecimento global. Neste relatório, um saco de algodão tem de ser usado 71 a 88 vezes para igualar o impacto ambiental de um vulgar saco de plástico utilizado apenas uma vez.

A conclusão, lê-se, é que “não é claro que acabar com os sacos de plástico traga benefícios para a saúde humana ou para a qualidade do ecossistema”.

Anúncios

2 thoughts on “O saco de plástico é o melhor para o ambiente

  1. Oscar Maximo

    Esta notícia não devia por os economistas a rir.
    Primeiro, porque faz lembrar a azáfama de baratas tontas a arranjar substitutos para as energias fósseis e das barragens (modernamente com outro nome).
    Segundo, porque vem confirmar que nada pode resolver o problema ambiental de tantos a consumir tanto.

  2. Disse o na altura.

    E não foram incluído os benefícios do sacos de plásticos por oposição aos reutilizáveis em relação ás infecções e contaminação alimentar.

    E lembrar que foi mais uma vez a “direita” socialista do PSD e CDS sempre a quererem parecer muito bonzinhos ao jornalismo marxista que implementaram a taxa dos sacos de plásticos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s