O lugar da verdade

A intimidade é o lugar da verdade. Por Pedro Sette-Câmara.

Existe um movimento claro pela valorização da intimidade no Ocidente. Leitores (e não espectadores) da Ilíada, pensamos mais em Príamo pedindo o cadáver de Heitor a Aquiles, ou em Heitor despedindo-se de Andrômeda e do filho, do que nas batalhas que ocorriam aos olhos de todos: quantas pessoas se lembram de como Diomedes rouba a cena após a retirada de Aquiles?

A intimidade tornou-se o lugar da verdade. Mas por quê? Permanecendo no âmbito religioso, fico tentado a pensar em santo Agostinho.

Dez anos após seu batismo, Agostinho escreveu as Confissões — uma longa exposição de sua intimidade, inclusive sexual. A motivação da obra provavelmente foi apaziguar as suspeitas que pesavam sobre aquele homem brilhante que tinha passado de ex-frequentador de seita a bispo de Hipona, no norte da África. Seu próprio brilhantismo era fonte de suspeita. Por isso, Agostinho teria decidido expor-se por completo — son coeur mis à nu — para fazer cessarem as suspeitas e prevenir-se contra futuras acusações.

Claro que o leitor escaldado do século 21 imediatamente se perguntaria sobre o que foi que Agostinho preferiu não contar. Isso, porém, apenas nos levaria a mais paradoxos da intimidade. Primeiro, a ideia de que a intimidade exposta deixa de ser intimidade, e que, portanto, a verdade precisa estar no que não foi exposto. Segundo, a ideia, mais do que moderna, de que a revelação da intimidade tem um papel na vida pública. Ou então, que a intimidade pode ser instrumentalizada em nome da boa imagem.

Anúncios

One thought on “O lugar da verdade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.