No dia em que se vai falar tanto de liberdade quero realçar o seguinte: este ano começaram a chegar à idade adulta quem já nasceu neste século.
Quero não só dar-lhes os meus parabéns por esta nova fase da vida como, mais importante, deixar um aviso: vocês têm uma monumental dívida para pagar!
Não vos quero assustar. No entanto, como recém-adultos, é melhor enfrentar a realidade o quanto antes. Pois que, quando nasceram, o Estado português tinha títulos de dívida em “vosso nome” de cerca de € 6.300. Hoje esse valor é de € 24.000, quase quatro vezes mais.

E esta é apenas a dívida titularizada, que representa a parte financeira dos excessos orçamentais do passado (ou seja, o montante acumulado de décadas de gastos públicos superiores às receitas fiscais, i.e. défices). Têm ainda de somar a dívida “social”. Esta espelha-se essencialmente na necessidade de pagar pelas pensões e cuidados de saúde de pais e avós (não apenas os vossos). Sim, são vocês quem pagará a maior porção. Os progenitores pouca riqueza têm para o fazer. Governos anteriores não só lhes retiraram capacidade de poupança (através de impostos) como também, pelo contrário, os “incentivaram” ao consumo prometendo que o Estado Social lhes daria qualidade de vida durante os anos de velhice. Como? Via impostos… que de futuro vos terá de cobrar.
Se, após estes 18 anos do século XXI, Portugal fosse um país mais produtivo talvez o horizonte próximo não fosse tão preocupante. Mas assim não aconteceu. Hoje, o PIB é somente 1,60 superior. Já não se lembram quanto subiu a dívida pública? Voltem ali acima.
Soluções? Não esperem pelas decisões dos mais velhos. É que benefícios são maioritariamente deles mas custos serão vossos. Também não sigam o facilitismo dos populistas. O caminho pela frente é duro e complicado. Quem vos prometer o contrário só vos está a “vender” ilusões. Sejam realistas, informem-se e, sobretudo, defendam a vossa liberdade. Liberdade para pensar, falar, escrever, discutir e decidir. Vocês são adultos. A partir de agora, outros decidirem por vocês é uma forma de submissão ou escravidão. Se não forem os primeiros a lutar pela vossa liberdade, ninguém mais o fará.
É verdade.
A nossa dívida per capita é um pouco maior que a dos USA . Embora claro que seja menor que a japonesa que é a maior do mundo.
Será que o sistema capitalista funciona assim mesmo ?
Quanto á tactica habitual de lançar todos contra todos, neste caso a geração mais nova contra os próprios pais, é o costume.
Dividir para o banqueiro reinar.
Por mim tenho todo o prazer de sustentar os meus pais, tal como eles já me sustentaram a mim e aos pais deles na velhice.
A única maneira de descrever esta propaganda liberal dissolutora de todos os valores humanos e sociais é mesmo que cheira muito mal.
Os abrilescos responderão com doses crescentes de generosidade recomendada aos outros, que a deles sempre foi auto-dirigida.
Comemoração do 25 de Abril, hoje e todos os dias.
Mexer mas não estragar, sempre.
«Hoje, o PIB é somente 1,60 superior.»
Este número é a preços correntes, não é?
Correcto Francisco. Tal como valores da dívida pública.
Estive a ver e o PIB real subiu 10% desde 2000 — o quase quintal perdido! Estamos a preços constantes mais ou menos ao nível em que estávamos em 2008, quando se atingiu o máximo.
Atente-se que o PIB começou a descer em 2008 em Portugal UM TRIMESTRE ANTES de a crise económica mundial se declarar. Ou somos indicadores avançados ou então o nexo de casualidade tão invocado pelos xuxalistas existe tanto quanto a trissectriz gráfica de um ângulo.
É a festa da liberdade deles – políticos – que conquistaram com esta revolução a liberdade de “roubar legalmente” e continuarem livres mesmo depois de condenados.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
Caro Colaço.
A crise do subprime começou em 2007…