O fracasso do Maio de 68

Maio de 68: 50 anos depois. Por João Carlos Espada.

A verdade é que Maio de 68 fracassou porque as eleições livres deram a vitória aos defensores das “estruturas invisíveis da opressão da oligarquia burguesa.” E a verdade é que, devido a essa vitória da “oligarquia burguesa”, as ideias libertárias de Maio de 68 puderam continuar a ser livremente defendidas — o que evidentemente não teria acontecido se tivesse ocorrido a revolução comunista redentora. Basta olhar para a repressão intransigente que se abatia sobre a mais leve dissidência nos regimes comunistas do Leste europeu — e que se abateu brutalmente sobre a Primavera de Praga nesse mesmo ano de 1968.

Muitos comentadores discutem hoje que avaliação devemos fazer das ideias libertárias de Maio de 68. É certamente um tema importante. Mas não creio que seja o essencial. O essencial é que, contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa” — isto é, livre e democrática. Por essa razão, pôde absorver muitas ideias de Maio de 68. Pela mesma razão, pôde e continua a poder também contrariá-las.

Anúncios

4 thoughts on “O fracasso do Maio de 68

  1. Bem, para ser um completo fracasso ainda têm de acabar com a liberdades individuais que o espirito do Maio de 68 conseguiu.

    Ora, tal como os comunistas, a longo prazo, acabaram por não conseguir abafar esse espirito de liberdade que julgaram destruído com a invasão da Checoslováquia, também duvido muito que aqui o consigam destruir completamente.

    Por mais milhões que injectem na vossa máquina de propaganda dos institutos Cato, Mises, Heritage, Adam Smith etc etc etc.

  2. Maio de 68 triunfou, pois definiu o que é academia e parcialmente jornais hoje.
    Foram esses os anéis que a burguesia teve de entregar para ter paz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s