Viram o filme “A Queda de Wall Street”? Baseia-se na história de gestores de fundos que apostaram na queda do mercado imobiliário. Mas essa previsão não era assim tão rebuscada. No seguinte video até os bancários americanos que trabalhavam nesse sector podiam ter lucrado. Se tivessem ouvido Peter Schiff:
Meh, o problema é quando.
Como diz o outro, os mercados podem ser irracionais mais tempo do que quem tem razão aguenta.
Ainda só vi uns segundos do filme e já detectei uma data de aldrabices.
A economia americana até meados do séc.XIX não era próspera por ser “livre”.
Era prospera porque era baseada na mão de obra gratuita da ESCRAVATURA e na fácil conquista de vastos recursos naturais levada a cabo com o extermínio dos índios – exatamente o oposta da liberdade apregoada…
Tais factores provocaram uma transferência imensa de população europeia para o states, o que beneficiou ainda mais o crescimento.
Mesmo assim não eram mais prósperos que a Europa, os sates só ultrapassaram a Europa em prosperidade devido ao nacionalismo imbecil que levou os europeus a constantes guerras europeias generalizadas (por exemplo, guerras napoleónicas, I GM, II GM) que foram arruinando a Europa e a transformaram de credor dos states em devedor dos states.
Deixem-me só ir vomitar, que já continuo a ver o filme das aldrabices.
Pelo princípio deve haver muito mais com certeza.
Vi o resto e não é tão mau quanto os primeiros minutos davam a entender.
O homem tem razão, a economia dos EUA e do ocidente em geral está minada por dentro e crises como a do subprime são inevitáveis.
O que ele não explica é que o que provocou esta situação foi a deslocalização neoliberal.
> Era prospera porque era baseada na mão de obra gratuita
Tanto que até os aristocratas com fábricas tiveram de ir aos fagotes aos aristocratas com terras para eles passarem a pagar aos proletas, que saía mais barato.
> nacionalismo imbecil que levou os europeus a constantes guerras
Houve umas ajudas. Os impolutos paladinos da comunicação social não gostam de falar do seu papel nisso.
Caro cent.
Diga antes que havia uma competição entre as condições de semi-escravatura do liberalismo industrial e a escravatura tradicional das plantações do sul.
Ambos os grupos da aristocracia do dinheiro que controlava esses modos de produção enriqueceram à custa disso.
De qualquer maneira eu referi que os EUA só ultrapassaram a Europa depois desta se “suicidar” uma série de vezes seguidas em verdadeiros festivais de estupidez nacionalista.