Na vida precisamos de conta-passos…

Um excelente artigo de Nuno Crato: O meu Conta-Passos.

Ao contrário dos românticos, que pensam que ter vontade e trabalhar ou estudar com gosto é o que basta para progredir, a psicologia e a gestão mostram que a avaliação é fundamental para o progresso.

O meu primeiro conta-passos era um pequeno aparelho mecânico que se prendia ao cinto. Ofereceram-mo em 2010. Funcionava razoavelmente, e para mim teve uma grande vantagem: passei a tomar atenção ao que andava, fiquei a saber que os médicos recomendam dez mil passos por dia e que não é tão difícil como parece cumprir essa recomendação.

Antes, não tinha ideia de quantos passos andava. Passei a ter uma medida diária. Percebi que, mesmo sem me mexer muito, fazia três a quatro mil passos por dia. Sendo um pouco mais activo, alcançava entre sete a oito mil, e não era preciso grande esforço para ultrapassar a meta dos dez mil.

(…)

O meu conta-passos recorda-me um facto surpreendente da vida humana, que se verifica da gestão da vida diária, desde a direção das empresas ao ensino: quando controlamos o que fazemos, quando estabelecemos metas e quando verificamos o seu cumprimento, fazemos mais. Na visão romântica, trabalhar ou estudar com gosto é o que basta para progredir. É pena, mas o mundo não é feito só de vontade e de gosto. Inúmeros estudos de psicologia, de gestão e de educação, mostram que os objetivos e a avaliação são fundamentais para o progresso.

Desde que tenho um conta-passos, comecei a andar mais e a ter uma vida um pouco mais saudável. Na vida precisamos de conta-passos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s