Trump vs. Friedman (2)

Sempre que Trump aparece com uma política iliberal – sem surpresas, as taxas aduaneiras foram extensivamente prometidas na campanha eleitoral -, aparecem logo uns camaradas, supostamente “de direita”, a defendê-la e a defendê-lo. Abaixo, Dinesh D’Souza:

Dinesh nunca leu Friedman

Um probleminha:

It’s perfectly clear that if you restrict the imports of steel, there are some workers in the steel industry who will have jobs they otherwise would not have.

Anúncios

12 thoughts on “Trump vs. Friedman (2)

  1. Entretanto a China continua a manipular a sua moeda e a ter politicas extremamente proteccionistas, para não as chamar de outra coisa, desde interdição, taxas aduaneiras que bem entenderem, chantagem com patentes, espionagem industrial, todo o tipo de interdições e contrapartidas à entrada no mercado, favorecimento de empresas chinesas, etc, etc.
    Segundo os “liberais” é suposto levar e calar, ir a umas palestras e conferências de como a china é o país do futuro, aprender mandarin, etc. Um verdadeiro negócio da China pois o que Friedman escreveu há mais de 40 anos atrás é válido e verdade até ao final da história humana e aplica-se a todos os cenários possíveis e imaginários, como um dogma religioso.
    Porque hoje em dia ser de “direita” é ser “liberal”, já tendo sido a direita castrada de toda a sua identidade e costumes apenas sobrou isto, os “liberais” – que entretanto permitiram aos marxistas tomar toda a narrativa, as universidades, os meios de comunicação, a cultura, a educação, etc, desde que possam ter as suas conferências de vez em quando sobre o liberalismo em círculos altamente intelectuais, ui, ui.
    Para complementar o autor do artigo talvez queira ir ver em que ano é que foi introduzido o income tax permanente nos EUA (1913), e como é que o governo dos EUA se financiou até lá (surpresa, foi com taxas aduaneiras e o mundo não acabou, os EUA eram uma potencia industrial e económica na mesma).

  2. Olhem ainda no outro dia eliminaram o limite de mandatos que o presidente pode ter, mais um murro no olho dos “Liberais”, não percebo a insistência de quererem jogar limpo com alguém que vos está constantemente a passar a perna, devem ser masoquistas.

  3. Também me esqueci de referir a pressão (económica e política) que a china exerce sobre todos os outros à sua volta pois produzem mais de metade das terras raras no mundo, qualquer chatice e é logo a chantagem de cortarem o fornecimento, como por exemplo:

    Claramente são um agente económico a actuar de boa fé no mercado.

  4. Koimbra

    Marialva, alguns libertários seguem os preceitos do marxismo, apenas mudando-o por anti-marxismo. A ideologia acima de tudo, mesmo que a realidade obrigue a “dar um passo atrás para poder dar dois passos à frente”.

  5. André Miguel

    O mercado livre é bonito e recomenda-se, o problema é que só funciona se for recíproco, coisa que algumas administrações dos EUA (e da Europa, já agora) esqueceram.

    Para perceber onde Trump quer chegar vejam-se as restrições à importação na China:

    https://www.export.gov/article?id=China-Prohibited-and-Restricted-Imports

    No entanto o que é notável é que estas restrições não se aplicam se o exportador for uma empresa Chinesa no exterior. Basta ver a sua voracidade por commodities em África…

  6. Mario Figueiredo

    A UE rasgas as vestes e berra ao ventos contra o grande Satã, Donald Trump. Agora é essa ferramenta do diabo, as taxas aduaneiras. Nós não. Na União Europeia somos todos uns queques e abolimos taxas aduaneiras. E assim, para protestar contra a decisão do satã da extrema direita, violador de mulheres, vamos criar as nossas taxas aduaneiras às importações americanas!

    .. Mas, espera aí. Não acabámos de provar que Donald Trump tem razão e as taxas aduaneiras são uma ferramenta ao serviço dos estados nas relações e trocas comerciais?

    Pois é!

  7. jorgemmc

    China isto, China aquilo, Straw man
    Onde é que no post se defende a China?
    E que parte do vídeo é que não perceberam? Onde exatamente é que o argumento do Milton Friedman está errado? (Curioso como se vai buscar uma situação com mais de 100 anos para a justificar no presente, mas se diz que em 40 anos as circunstâncias mudaram tanto que o argumento do Milton Friedman já não se aplica)

  8. lucklucky

    Critica valida, mas não deixa de ser significativo que o Insurgente ataca mais o Trump que o Marxismo.

  9. Caro JORGEMMC.
    Estava apenas a dar um exemplo de como o mundo não vai acabar (ao contrário do que nos dizem todas as semanas sempre que o trump faz alguma coisa), eu gosto de algumas coisas que Friedman escreveu mas já passei a fase de achar que são a verdade absoluta e uma receita a aplicar em qualquer situação.

  10. Ah sim e a nova desta semana é que o mundo vai acabar porque o trump vai falar com o homem foguete, há uns tempos era que o mundo ia acabar porque o trump ia começar a 3ª guerra mundial com o homem foguete….

  11. E o que não falta por aí são economistas (alguns com nobel e tudo) e “especialistas” em economia a encher a internet de gráficos e previsões que são constantemente provadas erradas, já parece astrologia.

  12. Marialva,

    Há quem veja o tempo a esgotar e precise da guerra. A Coreia do Norte é o pavio. Não se o pode apagar.

    Impunidade acima de tudo. Trump, com tudo o que tem de bom e de mau, está-se a mostrar uma pedra dura de moer na engrenagem.

    Com a Hilária, já teríamos começado a guerra, arruinado a economia, e já se estava a pedir à boca cheia na imprensa um regime militar global para lidar com o diabo dos russos e dos chineses.

    Em suma, mais vale um Trump que me carregue que uma Clintona que me derrube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.