A social democracia de Rio. Um liberalismo de Estado

“Rui Rio é o novo líder do PSD e o que nos propõe é o Estado de bem-estar (“welfare state”), polvilhado com uns ares de modernidade do século XXI.”

Destaque do meu artigo de hoje no ECO – Economia Online. Liberalismo à portuguesa.

Anúncios

7 thoughts on “A social democracia de Rio. Um liberalismo de Estado

  1. Mario Figueiredo

    A culpa não é só de Rio e dos restantes barões do PSD que conseguiram prolongar por mais uma década a reforma interna do partido que lhes permitisse libertarem-se do legado socialista de Sá Carneiro e apresentarem-se como verdadeira alternativa política ao PS. No início do Século XXI, 40 anos após o 25 de Abril e após muita transformação política e social, não se justifica de modo nenhum qualquer tentativa de colagem a tradições ou legados. O PS sabe disto bem. Tanto que não se importou de abrir a gaveta onde o Mário Soares tinha guardado o Socialismo. E fê-lo ainda com este em vida.

    Mas como digo, a culpa não é só do PSD. O PSD encontra-se neste marasmo ideológico, um fac-símile de qualquer partido Socialista na Europa, porque a UE impõe uma agenda anti-liberal aos seus estados membros, ao se assumir como “Estado sobre o Estado” — um Superestado com cada vez mais influência e peso sobre as vidas dos seus cidadãos, empresas e governos.

    A UE está a normalizar a política europeia da mesma forma que se normalizam o tamanho e aspecto das maçãs produzidas na Europa. Não porque só assim garante a sua sobrevivência, mas porque a sua elite é socialista. E como tiveram o cuidado de derrubar o edifício democrático europeu, limitando o cidadão a eleger apenas as figuras menores do grande aparelho de estado europeu, conseguem garantir assim o status quo.

    Estamos portanto f…

  2. Os liberais estão ansiosos pelo retorno do estado do mal-estar em que nos países mais ricos milhões passavam fome apesar de trabalharem 16 horas por dia.

    São coisas como estas que me fazem perder o orgulho de ser ocidental.

    O modelo de sociedade dos liberais que mandam no mundo é o mesmo do MPLA.

    Nojo.

  3. Mario Figueiredo

    Se estas coisas fazem o caríssimo porco não ter orgulho em ser ocidental, ainda vai a tempo de se tornar Oriental. Em vez de 16 horas, trabalha 19. Passa fome, não pode mudar de sexo, ou dizer as suas pasnasquisces do costume. Mas em contrapartida pode violar ou agredir mulheres, pode atirar homossexuais da varanda de sua casa e — aqui está o melhor — pode dizer as piores coisas dos desses liberais nojentos ocidentais.

  4. Caro Mario.

    Curioso que grande parte dessas coisas querem vocês fazer no ocidente.

    Estão constantemente a querer piorar as condições de vida da população, a querer fazer regredir as leis e movimentos que defendem as minorias etc etc.

    É precisamente por olhar para gente como vocês que vejo que o ocidente afinal não está acima dessa porcaria.

    Para encontrar gente indignada com coisas como homossexuais, mini-saias e decotes, basta ir aos sites da nova direita extrema direita liberal que nisso são iguais aos do estado islâmico.

    Os tipos da red pill da treta até já falam em white sharia.

    Vocês copiam esses gajos e depois armam-se em superiores a eles.

    Vocês são a prova que o ocidente está a voltar ao nível desses gajos.

  5. Euro2cent

    > as gerações novas querem

    que não as chateiem, que o que lhes pagam não dá para isso.

    Isso da liberdade é como comprar carros novos e casas boas – é para quem pode.

    Boa sorte aí com a propaganda ao bem supremo, mas parece-me que o mercado é escasso. Os ricos estão governados, e os pobres não querem saber.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s